Esta pesquisa investiga os significados e os sentidos de ensino desenvolvidos por professores de uma escola pública estadual de Ensino Médio na cidade de Parnaíba. O referencial teórico-metodológico está embasado no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Sócio-Histórica. A modalidade de investigação baseia-se na pesquisa qualitativa, a fim de possibilitar a compreensão elaborada dos significados e sentidos de ensino desenvolvidos pelos professores de Ensino Médio envolvidos na pesquisa. De maneira específica, a pesquisa objetiva identificar os significados e sentidos de ensino desenvolvidos pelos professores envolvidos na pesquisa e analisar os significados e sentidos de ensino dos professores interlocutores. As referências teórico-metodológicas são: Ibiapina (2007; 2003; 2002), Imbernón (2002), Morin (2001), Sacristán (1999), Sacristán e Pérez Goméz (1998), Vigotski (1989, 2004, 2007, 2010), entre outros. A produção dos dados conta com a entrevista reflexiva (SZYMANSKI, 2010). A análise dos dados tem como base os pressupostos da análise do conteúdo, segundo Bardin (1977). No processo de análise, os significados de ensino se caracterizam como ensino tradicional, ensino eclético e ensino crítico-reflexivo, a partir do contexto empírico e da contribuição dos autores Freire (1987), Bordenave (1984), Libâneo (1990; 1982), Saviani (1984), Mizukami (1986), Sacristán e Pérez Gómez (2000). O estudo apresentou que os significados e sentidos de ensino desenvolvidos pelos professores participantes da pesquisa são diferentes e têm relação com o contexto sócio-histórico de cada um, evidenciando que muitas vezes a relação pensamento e ação apresenta contradições, mostrando a necessidade do nível de consciência mais desenvolvido a favor do ensino crítico-reflexivo que possibilita a transformação do contexto do ensino.