PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA
Pedagogo. Educação Infantil. Significado e Sentido.
ste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os significados e os sentidos atribuídos pelo pedagogo da Educação Infantil à sua atuação profissional no município de Teresina– Piauí. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a Psicologia Sócio-Histórica, com especial destaque para as categorias significado e sentido, pensamento e linguagem. Teve como participantes quatro pedagogas dos Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina – PI. Para a produção de dados foi realizada a entrevista narrativa e para análise foi focada em cinco eixos temáticos: motivos que orientaram a escolha para atuar na Educação Infantil; compreensão sobre a atuação do pedagogo; reconhecendo-se como pedagoga; ações que caracterizam a atuação do pedagogo e desafios da atuação profissional. A interpretação dos dados deu-se à luz de cada narrativa, buscando a aproximação com as zonas de sentido, partindo da empiria à crítica, tendo como suporte as proposições de BRUNO (2008), PLACCO (2004, 2008, 2010), LIBÂNEO (2010), PIMENTA (2006), RANGEL (2011), SOUZA (2008), LEONTIEV (1978, 1984), VIGOTSKI (1998). Analisando os sentidos atribuídos pelas pedagogas quanto aos motivos que as levaram a atuar na Educação Infantil, percebeu-se que não tinham conexão com sua atividade, pois estavam relacionados aos aspectos pessoais e à autopromoção, por acreditarem que o trabalho do pedagogo seja mais fácil do que permanecer em sala de aula, como professor. A compreensão sobre a atuação do pedagogo foi sendo constituída a partir de significados sociais construídos ao longo da história,em que o pedagogo é “bombeiro que apaga fogo em todo lugar”, atuando em situações emergenciais. O seu reconhecimento como pedagogas, a partir das vivências e das ações desenvolvidas nos CMEIs, proporcionou a identificação de novos sentidos direcionados ao acompanhamento das atividades do professor para o bom trabalho na sala de aula e para que a criança aprenda. Junto a esses novos sentidos também aparecem desafios à atuação do pedagogo, como a burocratização na realização das ações pedagógicas; a necessidade de formação continuada; e a busca constante pelas boas relações interpessoais. Contudo, não provoca o desvio do foco do pedagogo à sua atividade. Como resultado, foi constatado que os sentidos constituídos pelas pedagogas acerca da sua atuação profissional se aproximam das suas ações em uma perspectiva de acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem, significado social assumido pela atuação no Centro Municipal de Educação Infantil, que considera as particularidades desse contexto e a importância de seu papel. As considerações apontam, ainda, que os significados e os sentidos denotam que elas pretendem mediar o movimento entre o professor e o desenvolvimento social da criança, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem.