A proposta de Tese em questão tem como objeto de estudo o processo da gestão escolar desenvolvida pelo pedagogo gestor. Para isso, o objetivo geral é investigar a realidade e a possibilidade de desenvolvimento da gestão escolar democrática pelo pedagogo gestor; e tem como objetivos específicos: identificar os motivos da escolha do pedagogo pela gestão escolar; analisar os processos formativos vivenciados pelo pedagogo gestor; analisar as ações que caracterizam a gestão escolar democrática; e analisar os significados e sentidos constituídos pelo pedagogo gestor sobre gestão escolar democrática. O planejamento e a realização da pesquisa estão fundamentados nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica, em especial, nas categorias Historicidade, Realidade e Possibilidade, Mediação, Consciência, Vivência e Significado e Sentido. Essa opção se justifica basicamente por duas razões: primeiro, com esses pressupostos é possível compreender que a gestão é uma atividade do ser humano, pois, somente ele é capaz de planejar, projetar e gerenciar a si mesmo e aos outros. Desta forma, o pedagogo gestor desenvolve a gestão escolar firmado sobre a formação e sobre as vivências e as experiências produzidas no desenvolvimento da atividade de gerenciar a escola; segundo, estas são as categorias que podem mediar compreensões sobre o desenvolvimento humano, e, portanto, sobre significados e sentidos constituídos sobre a gestão escolar democrática, evidenciando o movimento da gestão escolar no Brasil, de diretor a gestor, e as produções das significações que foram gradativamente orientando a formação e as ações dos pedagogos no desenvolvimento da atividade gestora. O processo de produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas, já o processo analítico seguiu a proposta dos Núcleos de Significação. Em síntese, a discussão desta pesquisa sustenta-se na tese de que as possibilidades de desenvolvimento dos processos de democratização da gestão das escolas públicas estão na mediação entre as condições objetivas e subjetivas da realidade escolar. A mediação entre essas condições podem produzir processos de democratização, firmados na participação do coletivo escolar e na tomada de decisões que tenham como objetivo o processo de ensino-aprendizagem.