Este estudo reside em uma investigação acerca das necessidades formativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que orientam a formação continuada. A abordagem da pesquisa está alicerçada em uma metodologia que se inscreve nos parâmetros da investigação qualitativa; para tanto, utiliza as narrativas como princípio teórico-metodológico, que direcionam o instrumento, memorial e a técnica roda de conversa, perspectivando as interlocutoras uma autorreflexão para [re]planejar ações futuras, tendo em vista seu desenvolvimento profissional e pessoal. Estabelece como objetivo geral analisar, sob a perspectiva do formador, as necessidades formativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que orientam a formação continuada. O alcance desse objetivo geral orienta-se pelos seguintes objetivos específicos: Compreender a concepção de formação continuada que orienta a atuação do formador; Descrever como se constitui o formador na perspectiva de atendimento das necessidades formativas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Caracterizar as práticas formativas desenvolvidas pelo formador no intuito de atender as necessidades formativas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Todas essas questões surgiram a partir da formulação do problema da investigação, a saber: Quais as necessidades formativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que orientam a formação continuada? Os dados foram produzidos tendo como colaboradores cinco formadores do Centro de Formação Professor Odilon Nunes. Para melhor compreensão do fenômeno pesquisado, empreende-se uma discussão fundamentada nos seguintes autores: Nóvoa (1995), Brito (2006), Mendes Sobrinho (2006), Souza (2006), Josso (2004), Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), entre outros. O processo de produção de dados efetiva-se por meio da utilização do memorial de formação e da entrevista semiestruturada.