Este projeto apresenta como tema a construção identitária profissional docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo, e traz como objetivos: geral – Investigar a construção da identidade profissional do docente que atua na Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), no contexto do semiárido piauiense; específicos – Analisar os processos formadores na construção identitária profissional do docente que atua na LEDOC; Caracterizar a trajetória profissional do docente que atua na LEDOC; Identificar as possibilidades e os desafios na construção da identidade profissional docente do campo. Esses objetivos emergiram dos seguintes questionamentos: Que trajetórias são percorridas pelos docentes do curso de LEDOC na construção de sua identidade? Quem são os docentes atuantes na LEDOC? Como estão se constituindo docentes do Curso? Quais as possibilidades e os desafios enfrentados na construção da identidade docente? Tais proposições surgiram a partir do momento que foi possível compreender a importância do registro das experiências e identidades dos sujeitos do campo; A jovialidade das pesquisas, em virtude do processo de silenciamento da educação do campo nas pesquisas sociais e da negação dos direitos dos povos camponeses; Outro olhar sobre o campo, não mais como espaço de atraso, mas como lugar de saberes e diversidades. Para tanto, foi necessária uma revisão de literatura sobre a Educação do Campo e a construção da identidade que fundamentasse as discussões. Apoia-se em alguns teóricos e em documentos oficiais que discutem essas temáticas: Bauman (2005); Brasil (2007; 2015); Caldart (2009); Hall (2014); Leite (2002); Silva (2014) e outros. Este trabalho, apresenta-se como uma pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, que conta como recurso de produção de dados o desenvolvimento da escrituração de um memorial de formação e a realização de entrevistas semiestruturadas, orientadas por um roteiro. Para estruturação do enfoque teórico-metodológico, dentre os autores utilizados, destaca: Guedes-Pinto, Silva e Gomes (2008); Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Os dados produzidos foram organizados com base eixos temáticos surgidos da análise de dados, fundamentados pelo quadro teórico. Esta pesquisa se apresenta como referência para permanentes discussões em torno da construção da identidade na Educação do Campo. Constata-se que as experiências adquiridas no Curso, através da mobilização de saberes camponeses e da realização do Tempo Comunidade culminaram para a construção da identidade profissional docente.