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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON RUBEM GUIMARÃES LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON RUBEM GUIMARÃES LEAL
DATA: 31/08/2017
HORA: 08:30
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: ENGAJAMENTO SOCIOAFETIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO MODELO DIR/FLOORTIME: UMA ARTICULAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Autismo. Engajamento. Desenvolvimento infantil. Educação infantil. DIR/floortime.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista constitui um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na interação social e na comunicação e pela presença de padrões de interesses restritos ou repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades. Apesar de o Brasil contar com diversos dispositivos legais que garantem a inclusão escolar da criança com autismo, do ponto de vista prático, enfrenta-se desafios para a efetivação desse direito. O que se verifica no cotidiano é a dificuldade em consolidar e sistematizar os conhecimentos já adquiridos e o aprimoramento das vias de intervenção que realmente objetivem o trabalho conjunto criança-família-escola-profissional. Observa-se também uma carência expressiva de pesquisas na perspectiva desenvolvimentista do autismo no Brasil diante do predomínio de pesquisas e trabalhos que enfocam a perspectiva comportamental. Os estudos de base desenvolvimentista têm demonstrado a importância do engajamento afetivo no desenvolvimento infantil e as implicações que acarreta para o desenvolvimento de capacidades esperadas na infância, como frequentemente verificado em crianças do espectro autista. Parte-se da premissa de que problemas no desenvolvimento requerem intervenções nas vias do desenvolvimento humano e não somente no comportamento. Dentre os modelos de base desenvolvimentista, cita-se o modelo DIR/Floortime, que apresenta uma fundamentação teórico-prática que pode permitir o alinhamento de práticas tanto no que diz respeito ao processo de inclusão escolar, quanto nas condutas de estimulação parentais, permitindo, assim, uma articulação família-escola. Tendo-se como base esses apontamentos, apresenta-se como objetivo geral da presente pesquisa investigar como o engajamento socioafetivo, a partir da utilização do modelo DIR/Floortime, pode contribuir para o desenvolvimento de crianças com autismo na educação infantil no trabalho conjunto família-escola. Fundamenta-se a presente pesquisa em Greenspan e Wieder (1998; 2006), Greenspan e Shanker (2004), Greenspan e Tippy (2017), Greenspan (1999; 2001), Prizant e Wetherby (1998), Oliveira (2009), Lampreia (2014), Kranowitz (2005), Miller (2014), Mendes (2010), Drago (2014), Behrens (2008; 2013), Morin (2000; 2015). Propõe-se uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Participarão da pesquisa três crianças diagnosticadas com autismo, estudantes da educação infantil de escolas particulares da cidade de Teresina-PI, e seus respectivos pais e professores. Como instrumentos de coleta de dados, serão utilizados entrevista semiestruturada, diário de campo, instrumentos de observação traduzidos, como a Tabela de Níveis de Desenvolvimento Funcionais e Emocionais, a Tabela de Diferenças Individuais (ICDL, 2005); bem como a Escala de Avaliação Funcional Emocional e o Guia para Avaliação Clínica dos Três Padrões Clássicos de Transtornos do Processamento Regulatório e Sensorial (ICDL, 2005) e, traduzidos e já adotados no Brasil, a tabela de Observação Psicomotora Individual para Educação Infantil (SÁNCHEZ; MARTÍNEZ; PEÑALVER, 2003) e o Questionário Perfil Sensorial 2 (DUNN, 2017). Para a organização dos dados será realizada inicialmente uma descrição de cada uma das crianças participantes da pesquisa e, como métodos de análise de dados serão utilizadas a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) para as entrevistas e as sistematizações baseadas no modelo DIR acerca do padrão de engajamento afetivo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - ROBERTA COSTA CAMINHA - PUC - RJ
Notícia cadastrada em: 15/08/2017 15:50
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