Esta pesquisa teve por objetivo analisar a estruturação da escola primária rural piauiense a partir das políticas públicas para esse ensino no Piauí no período de 1964 a 1983. A necessidade de se estudar este objeto se deu pela constatação de lacunas na produção científica a respeito do tema. O recorte temporal inicial considerou o Plano Nacional de Educação publicado em março de 1964 que, entre outras metas, garantiu a escolaridade primária de, no mínimo, quatro anos para a zona rural. Por recorte final tivemos a criação do Departamento de Educação Rural (DERU) através da Lei nº 3.869, de maio de 1983, no Piauí. O recorte espacial é o Piauí. O estudo foi realizado a partir de análise documental e de História Oral Temática. Como fontes para a pesquisa foram utilizadas mensagens governamentais, relatórios da Secretaria de Educação do estado do Piauí, notícias de jornais sobre o tema e relatos de ex-professores e alunos. A análise buscou responder a seguinte questão: Como se estruturou a escola primária rural piauiense considerando as ações das políticas públicas educacionais no Piauí no período de 1961-1983? Para isso, discutimos com os estudos de Calazans (1984), Chartier (1990; 1991;2010), Gonçalves (2015), Melo (1973), Mendes (2003), Remond (2003), Santana (2011), Zanten (2011). Como resultados destacamos que no período analisado a estruturação da escola primária no meio rural piauiense se deu principalmente através das políticas educativas promovidas pelo estado em parceria com a União e/ou municípios no tocante a três grandes áreas: infraestrutura, formação de professores e material didático escolar.