O presente estudo tem como foco o processo de organização da escolarização primaria pública no Piauí no período de 1900 a 1946. O corpus documental é constituído por Relatórios Educacionais, Mensagens Governamentais, Legislações Educacionais, documentos da Direção da Instrução Pública, Regulamentos da Instrução Pública e Anuários Estatísticos do Brasil produzidos pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). O objetivo geral diz respeito a interpretação dos dados divulgados local e nacionalmente sobre o citado nível de ensino. O estudo tem embasamento teórico-metodológico na Nova História Cultural. A pesquisa aqui exposta é de natureza qualitativa do tipo documental e bibliográfica tendo a análise de conteúdo como horizonte metodológico, especificamente, a ideia de categorização para análise dos documentos. Adotamos como aporte teórico: Burke (1992), Lopes & Galvão (2001), Brito (1996), Ferro (1996), Le Goff (2003), Bosi (1994), Félix (1998), Bardin (1977), dentre outros. Para efetivação da pesquisa foram realizadas visitas ao Arquivo Público do Estado do Piauí ‘Casa Anísio Brito’ para levantamento e organização das fontes. O recorte escolhido inicia-se no ano de 1900, data a partir da qual se evidenciam os discursos em torno da educação como elemento de renovação da sociedade, no sentido de emancipar as atividades dos sujeitos levando-os a transformar a sociedade. O discurso dos governantes a partir de então seria o de educar o povo para integrá-lo `a nação. O recorte estende-se até o ano de 1946 data da promulgação da Lei Orgânica do Ensino Primário. Percebe-se que no período analisado o tema recorrente é a oferta de condições mínimas de funcionamento das escolas e de ampliação do acesso à educação (quantidade). Apesar das dificuldades que perpassaram os âmbitos administrativos e até as questões relacionadas à falta de recursos humanos, neste período há a consolidação e sistematização do ensino, sobretudo primário. Acredita-se que esta análise proporciona reflexões sobre o ensino primário no estado permitindo o dialogo com novas pesquisas, interpretações e a compreensão do atual momento educativo, bem como permitindo vislumbrar alternativas de melhoria para o progresso do mesmo.