A pesquisa trata do gênero na relação com a formação inicial a partir da questão geradora: Como jovens mulheres discentes do curso de Pedagogia da UFPI compreendem experiências, saberes, lugares e obstáculos do gênero na relação com a formação inicial e os cartografam nos trajetos de afetos dessa formação? Com este disparador, a pesquisa buscou o pensamento do grupo-pesquisador Maria-José-Pode-Ser-o-Que-Quiser!por meio da produção de confetos (neologismo formado pela junção de conceitos+afetos). No processo, o disparador da pesquisa tem como parâmetros os princípios e as concepções de educação para o gênero, em conformidade com os referenciais deste campo de estudo: Scott (1990), Weeks (2003), Furlani (2003, 2016), Butler (2001, 2003, 2016), Paechter(2009), Louro (2001, 2008, 2013, 2014) e Miskolci (2012) entre outras e outros. Teve como objetivo geral: compreender experiências, saberes e lugares do gênero considerando a relação com a formação inicial de jovens mulheres discentes do curso de Pedagogia, cartografando as experiências, os saberes e os lugares no trajeto da formação. Como objetivos específicos, os seguintes: descrever experiências que afetam jovens mulheres discentes do curso de Pedagogia considerando o gênero na relação com a formação inicial; identificar saberes de jovens discentes do curso de Pedagogia considerando o gênero na relação com a formação inicial; identificar quais lugares na formação inicial de jovens mulheres discentes do curso de Pedagogia o gênero ocupa; e cartografar experiências, saberes e lugares do gênero nos trajetos da formação inicial.A pesquisa é qualitativa com abordagem sociopoética. Nesse sentido, não se trata do pesquisar restrito a recolha de dados, mas de um pesquisar que prima pela exigência teórica, que tem abertura para a criação e a arte (ADAD, 2014; GAUTHIER, 2012, 2003, 1998; PETIT, 2014). A metodologia se deu como Pescurso (=Pesquisa+curso). A produção dos dados se deu por meio da técnica Mutante do Gênero e do seu desdobramento. As análises dos dados levam a quatro linhas ou dimensões do pensamento do grupo-pesquisador: Autotransformação nos trajetos da Formação Inicial, Tipos de Formação, Espaços de Convivência na UFPI e Dificuldades da Formação. Em relação a essa dimensão, o grupo-pesquisador criou confetos como: saber-reconstrução: saber-curiosidade, saber-ousar-enfrentar, saber-encolher, saber-voar, saber-filtrar, saber-deslocamento, saber superar, saber-desviar. Na segunda linha, os confetos: Formação inicial e gênero-eu-não-sou-capaz; Formação e gênero-cada-um-em-meu-mundinho, Formação inicial e gênero-desvia-do-outro;Formação inicial e gênero-desvia-da-diferença. Na terceira dimensão surgiram os confetos: Lugar-UFPI do gênero na formação inicial; Lugar-escavador do gênero na formação inicial; Lugar-afetos do gênero na formação inicial; Lugar-estrada do gênero na formação inicial; Lugar-conflito do gênero na formação inicial e na quarta dimensão os confetos:Obstáculo do gênero na formação inicial andar-de-costas-ou-em-um-pé-só; Obstáculo do gênero na formação inicial andar-com-uma-perna-só; Obstáculo do gênero da formação inicialnão-consigo-dizer-em palavras e Obstáculo do gênero da formação inicial-barreiras.Os dados produzidos nesta pesquisa demonstram uma diversidade de ideias e de conceitos desterritorializados e heterogêneos, marcados pelas multiplicidades das jovens mulheres discentes do curso de Pedagogia e copesquisadoras.