A deficiência intelectual representa aproximadamente 50% dos educandos do público-alvo da educação especial e consiste, ao mesmo tempo, naquela que mais afeta os professores nas escolas, em razão das dificuldades e limites que impõe não só aos educandos, mas também aos docentes. A escola regular tem enfrentado grande desafio para ensinar o aluno com essa deficiência, registrando-se pouco avanço na escolaridade dessas pessoas pelo acesso a níveis baixos do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo colaborativa cujo objetivo é investigar as práticas pedagógicas de professores de alunos com Deficiência Intelectual na escola regular com vistas à inclusão O estudo foi realizado em duas escolas públicas da rede municipal de Teresina (PI) e desenvolvido com seis participantes, professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, atuando na classe comum. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: Diagnóstico das necessidades formativas e dos conhecimentos prévios das colaboradoras; sessões de estudo denominadas Encontros colaborativos e Sessões reflexivas; e Observação colaborativa. Para produção das informações foram utilizamos a estratégia Casos de ensino e os instrumentos Questionário, Roteiro de Observação e Diário de campo.