A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O FAZER DO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA
Avaliação da aprendizagem; Educação Infantil; Prática pedagógica.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática avaliativa no processo de ensino e aprendizagem no contexto Educação Infantil. Objetiva analisar como os professores da Educação Infantil, da rede municipal de ensino de Teresina, realizam a avaliação da aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento da criança nesta etapa educativa. Especificamente, descreve a prática avaliativa desses professores, identificando os instrumentos utilizados no processo de ensino aprendizagem e caracteriza a proposta de avaliação da escola tomando como base os Referenciais Curriculares da Educação Infantil do Município de Teresina. Seu aporte teórico aborda a Educação Infantil, focalizando o desenvolvimento e a aprendizagem (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999; VYGOTSKY, 1998; FONTANA; CRUZ, 1997; DE LA TAILLE; OLIVEIRA; DANTAS, 1992) e a prática avaliativa (SILVA, 2010; HOFFMANN, 2002; SAUL, 1995; PERRENOUD, 1999). Trata de uma investigação de natureza qualitativo-exploratória, tipo estudo de caso, utilizando para a coleta de dados as técnicas da entrevista e a observação participante (OLIVEIRA, 2007; MINAYO, 1994). Os sujeitos foram três professores efetivos que trabalham no segundo período da Educação Infantil, em Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina. A análise e interpretação dos dados foi efetivada com o apoio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), para auxiliar na classificação dos elementos identificados e no reconhecimento da relação entre eles. Os resultados evidenciaram que a prática pedagógica na Educação Infantil se concentra no processo de Leitura e Escrita da criança e que, apesar da prática avaliativa dos professores estar apoiada na concepção de avaliação formativa, a Avaliação de Rede da Prefeitura adota uma avaliação meramente classificatória, desconsiderando as reais necessidades das crianças. A ideia geral foi promover uma reflexão sobre a relevância da avaliação como instrumento de melhoria de práticas de ensino na educação infantil e, consequentemente do desenvolvimento da criança em sua integralidade.