Esta pesquisa teve por objetivo discutir as políticas públicas para o ensino primário rural no Estado do Piauí no período de 1964 a 1983 buscando responder à seguinte questão: Quais as políticas públicas para o ensino primário rural no estado do Piauí no período de 1964-1983? Para isso, buscamos explicitar a relação existente entre o ensino primário rural e o projeto de desenvolvimento tanto no Brasil quanto no Piauí, caracterizar os programas educacionais para o ensino primário rural no Piauí e compreender a relação dessas políticas com a cultura escolar. Situada na área de História da Educação, esta investigação se insere na corrente da História Política. Consideramos o recorte temporal inicial a data da publicação do Plano Nacional de Educação em 1964 que garantia a escolaridade mínima de quatro anos para a zona rural. No recorte final consideramos a criação do Departamento de Educação Rural (DERU) em 1983. Em relação à metodologia, optamos pela pesquisa documental e História Oral Temática. A pesquisa enfatizou os programas Polonordeste-Educação, Promunicípio, Pronasec e Edurural. Corroborando com nossa discussão destacamos a contribuição de autores como Barros (2004), Brito (1985; 1996), Chartier (1991; 2010), Escolano (2017), Gonçalves (2015), Remond (2003), Santana (2011), Saviani (2008), Zanten (2011). Como resultados apontamos que no período de 1964 a 1989 a criação de políticas educativas para o ensino primário rural piauiense estava associada ao projeto de desenvolvimento do país e de descentralização das responsabilidades do Estado, incentivando a municipalização.