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Banca de DEFESA: FRANCISCA DAS CHAGAS C. DO N. SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS C. DO N. SANTOS
DATA: 23/04/2013
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE DEFESA/PPGED
TÍTULO:

ALFABETIZADORAS EXPERIENTES E A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE: trajetórias narradas

                                                                  

                             

 

                                                                                   

                                                     


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Pedagógica. Alfabetização. Professoralidade. Pesquisa Narrativa.


 


 


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

A professoralidade constitui processo de construção do sujeito professor no curso de sua trajetória pessoal e profissional, abrangendo espaços e tempos em que ele reconstrói seus saberes e sua prática educativa (OLIVEIRA, 2003). A professoralidade refere-se, portanto, ao que o professor está sendo e ao que poderá vir a ser, a partir das experiências vivenciadas, da formação, da autoformação, dos saberes e das aprendizagens docentes construídas na experiência profissional (PEREIRA, 2000). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objeto de estudo a constituição da professoralidade de alfabetizadoras experientes, considerando a trajetória profissional vivida, bem como a identificação de características importantes sobre ser professora alfabetizadora e sobre saber-ensinar. A pesquisa tem como objetivo geral investigar como ocorre a constituição da professoralidade de alfabetizadoras experientes no percurso profissional. O desenvolvimento de investigação sobre a professoralidade de alfabetizadoras experientes contribui para o entendimento de que é possível a concretização de práticas bem sucedidas no âmbito do ensino da linguagem escrita e sobre o ser alfabetizadora. As reflexões teórico-metodológicas empreendidas no estudo apoiam-se nas contribuições de Pereira (1996), Bolzan e Isaia (2006), Nóvoa (1992, 1995, 2000, 2010), Soares (2010), Ferreiro e Teberosky (1999), Brito (2003, 2007), Souza (2009), Josso (2010), Tardif (2002), Shön (2002; 1997), Guedes-Pinto (2008), entre outros. No âmbito da dimensão teórica, a partir dos estudos de Pereira (1996, 2000) e Bolzan e Isaia (2006; 2007), a professoralidade é entendida como processo de constituição do ser professor, com implicações no redimensionamento do saber, saber ser e saber fazer. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, demarcando a pesquisa narrativa como método e técnica de investigação. Os sujeitos desta pesquisa são cinco professoras alfabetizadoras, em final de carreira, pertencentes a cinco escolas públicas municipais da cidade de José de Freitas-PI. O processo de produção de dados da pesquisa ocorreu por meio de entrevistas narrativas e da escrita de memoriais docentes, recursos que possibilitaram às professores evocações sobre seus percursos da professoralidade alfabetizadora, refletindo acerca de suas experiências na alfabetização de crianças. A partir das narrativas professorais, foi possível a análise dos aspectos significativos na constituição da professoralidade alfabetizadora. Os dados revelaram narrativas docentes singulares, explicitando o que as professoras pensam sobre suas experiências na alfabetização, particularmente sobre como se constitui a professoralidade. A pesquisa registra, então, que a professoralidade alfabetizadora não se produz somente com conhecimentos e saberes pedagógicos, delineando-se a partir de dimensões afetivas e subjetivas intercambiadas à maneira de ser da pessoa do professor, portanto, a professoralidade é construída pelo eu-pessoal que potencializa o eu-profissional. Desse modo, a investigação para a compreensão do processo de constituição da professoralidade das alfabetizadoras, em sua dinâmica e complexidade, denota que ser professor envolve a reinvenção do saber, do saber-fazer e do saber-ser.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - ESTELLA MARIS BORTONI FIGUEIREDO RICARDO - UnB
Notícia cadastrada em: 17/04/2013 09:21
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