A presente tese insere-se no debate sobre prática docente no que tange aos saberes que professores mobilizam em espaço socioeducativo, e está voltada para o aprofundamento de estudos referentes à educação desenvolvida com adolescentes em conflito com a lei, defendendo a tese de que a mobilização dos saberes docentes necessita estar estreitamente relacionada a uma educação transformadora que educa para a cidadania. O estudo foi norteado pela seguinte questão problema: Qual a relação existente entre os saberes docentes mobilizados em espaço socioeducativo e a contribuição para a formação cidadã de adolescentes privados de liberdade. De forma geral objetivamos analisar os saberes docentes mobilizados em espaço socioeducativo e a contribuição para a formação cidadã de adolescentes em conflito com a lei e especificamente, identificar os saberes docentes que subsidiam práticas pedagógicas em espaço socioeducativo, compreender as implicações dos saberes docentes para a formação cidadã de estudantes que cumprem medida socioeducativa, assim como discutir as ressignificações de práticas pedagógicas a partir do processo reflexivo crítico vivenciado em formação continuada. O planejamento da pesquisa ancorou-se nos pressupostos de pesquisa colaborativa, adotando como procedimento metodológico para a produção dos dados, as narrativas descritas em portfolio e a observação participativa dos diálogos estabelecidos durante as oficinas de formação. Como fundamento teórico para a análise, o estudo buscou respaldo na Nova Retórica, uma modalidade da Teoria da Argumentação em que o conceito de racionalidade é embasado no pluralismo e na liberdade humana, rompendo com a noção cartesiana de conhecimento. A base lieterária do estudo envolve as produções de Abicali (2016), Brandão (2002), DeAquino (2007), Tardif (2012), Freire (2000), Gadotti (2006), Julião (2007), Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), dentre outros.