A educação escolar brasileira está inserida num contexto social em que as pessoas integrantes dos grupos discriminados, se deparam com situações preconceituosas que, não são reconhecidas na sociedade e assim, muitas vezes negadas na escola e até no nível da universidade. Neste contexto, esta pesquisa trata da preparação durante a formação docente no Curso de Pedagogia e a contribuição do Estágio Supervisionado na constituição do futuro professor para atuar na realidade da sala de aula, levando em consideração as discussões sobre as relações raciais, ponto central deste trabalho. Esta pesquisa configura-se na busca pelo entendimento do processo de formação de discentes do Curso de Pedagogia da UFPI, no tocante às relações raciais, nas experiências do Estágio Supervisionado. Enquanto a tese apresentada é que os discentes em formação, no Curso de Pedagogia, demonstrarem a sua aprendizagem sobre as relações raciais durante as experiências vividas no Estágio Supervisionado, o objetivo geral consiste em compreender o processo de formação de discentes do Curso de Pedagogia na UFPI, no tocante ao trato das relações raciais, durante o Estágio Supervisionado. Nesta fase do curso, os discentes, como profissionais em formação, entram em contato com a realidade diversa das escolas, nas especificidades das salas de aula, tendo a possibilidade de demonstrar o que sabem, o que pensam e como desenvolvem as atividades educativas escolares numa sociedade de diferenças mascaradas e silenciadas na maioria das vezes, como a brasileira. O referido trabalho tem sustentação em autores como: Gomes (1996), Machado e Boakari (2013), Soares (2008), Machado e Abreu (2013), que discutem a temática racial; Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), Brito (2011, 2014), Zabalza (2014), Sousa (2016), Maciel (2015), abordando Estágio Supervisionado; Pacheco e Flores (1999), Pimenta e Anastasiou (2008), Contreras (2002), Vieira (2018) discutem formação docente. A abordagem metodológica da pesquisa é de caráter qualitativo. Trata-se de uma pesquisa narrativa, que utiliza um questionário e cartas pedagógicas. Tem como interlocutores quatro professoras e quatro discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Com os resultados da organização das informações acessadas e os dados desenvolvidos, tem-se realizado a análise de conteúdo. Nesse sentido, espera-se que este trabalho traga contribuições para professores e discentes envolvidos no processo de formação docente da Universidade Federal do Piauí.