Esta investigação teve como objeto de estudos o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou situações sociais de desenvolvimento na atividade de estudos na Pós-graduação stricto sensu em Educação. Fundamentou-se nos princípios teóricos-metodológicos do Materialismo Histórico Dialético (Marx, 2011; ENGELS, 1979; MARX E ENGELS, 1993; AFANASIEV, 1985; CHEPTULIN, 2004; KOSIK, 1976; KOPNIN, 1978; KONSTATINOV, 1974; BURLATSKI, 1978; dentre outros); nas contribuições da Psicologia Sócio-Histórica em Vigotski (1999, 2010, 2018), Leontiev (1978, 1980) e Rubinstein (1977). Produziu-se discussões sobre desenvolvimento profissional com base em (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2009; GARCIA, 1999) e Docência no ensino superior (ALMEIDA, 2012, CUNHA, 2006; PIMENTA; ANASTASIOU, 2014). O desenvolvimento da investigação foi orientado pela seguinte tese: O desenvolvimento profissional é realidade e possibilidade que caracteriza os aspectos fundamentais da qualidade dos saltos constituídos das relações estabelecidas pelo o professor do ensino superior que vivenciou situações sociais de desenvolvimento na atividade de estudos na Pós-graduação stricto sensu em Educação. Definiu-se como objetivo geral: investigar a qualidade dos saltos constituídos das relações estabelecidas entre o professor do ensino superior e o conteúdo e forma da atividade de estudos na Pós-graduação stricto sensu em Educação. Sistematizou-se os objetivos específicos da seguinte forma: a) Compreender a interconexão e interação de aspectos quantitativos e qualitativos no desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou situações sociais de desenvolvimento na atividade de estudos na Pós-graduação stricto sensu em Educação; b) Explicar as contradições internas que foram fundamentais nas situações sociais de desenvolvimento vivenciadas pelo professor do ensino superior na atividade de estudo na Pós-graduação stricto sensu em Educação; c) Examinar as relações do professor do ensino superior com a materialidade da atividade de estudos na Pós-graduação stricto sensu em Educação. Para o processo de produção dos dados fez-se uso de entrevistas semi-estruturadas (TRIVINÕS, 1978) e memoriais biográficos (PASSEGGI; BARBOSA, 2008); (PASSEGGI 2006, 2005). Na análise de dados produziu-se uma proposta analítica intitulada Unidades analíticas da realidade social (UNA), a qual se desenvolveu com base na ideia de que a compreensão da realidade social do objeto investigado, passa pelo movimento estabelecido na relação dialética do singular, particular e do geral, mediado pela ascensão do abstrato ao concreto. Para isso a proposta foi sistematizada em : 1) Identificação dos Trechos narrativos de significação (TNS) das entrevistas e memoriais biográficos transcritos; 2) Produção das Notas indicativas de significação (NIS) de cada Trecho narrativo de significação; 3) Articulação dos Trechos narrativos de significação em grupos de Conteúdos temáticos (CT); 4) Formação dos Eixos temáticos de particularidades e identificação das Unidades analíticas da realidade social (UNA); 5) Mediação das categorias centrais no desenvolvimento e discussão das Unidades analíticas da realidade social na constituição do objeto da investigação; 6) Correlação das Unidades analíticas: síntese provisória da realidade social do objeto da investigação. Com base nos resultados, considerou-se que os saltos constituídos na atividade de estudos, tem sua objetivação na realização da prática docente do professor do ensino superior. A qualidade desses saltos é representada pelas novas propriedades que surgem em suas relações pessoais, profissionais e institucionais.