O Estágio Supervisionado representa um profícuo ambiente de iniciação profissional por possibilitar a construção e solidificação de conhecimentos necessários ao desempenho profissional por meio da vivência de situações reais no contexto educacional. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado como espaço de mobilização e aquisição de saberes na formação inicial de professores de Física. Para isso, elencamos as seguintes questões norteadoras deste estudo: Como se caracteriza a prática do estágio supervisionado realizada no curso de Licenciatura em Física? Quais as concepções de estágio supervisionado expressas pelos alunos-mestres de Física? Que saberes são adquiridos e mobilizados pelos licenciandos em Física a partir das vivências do estágio supervisionado? Quais as contribuições do estágio supervisionado para a formação inicial do professor de Física? Tendo em vista responder aos questionamentos estabelecidos, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, através da entrevista narrativa e do questionário misto como instrumentos para produção dos dados. Como técnica para discussão e análise dos dados recorreremos à análise de conteúdo fundamentada na perspectiva de Bardin (2011). Os sujeitos e o contexto do estudo compreendem supervisores de estágio e alunos-mestres do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Picos e a estruturação teórica compõe-se de autores que discutem sobre Formação Inicial tais como Charlot (2008), Contreras (2002), Pérez Gomes (1995), Pimenta e Ghedin (2005), Gatti (2013), Mendes Sobrinho (2006), Scalcon (2008), Schön (1983), Shiroma; Envangelista (2003) e Zeichner (1992). Sobre o Estágio Supervisionado recorremos a Barreiro; Gebran (2006), Gonçalves (2015), Maciel (2012), Pimenta e Lima (2004) , Piconez (2003) e Zabalza (2014) bem como aos marcos legais que orientam esta prática e acerca dos Saberes Docentes discutimos a partir das considerações de Guathier (1998), Pimenta (1999), Lee Shulman (1986) e Tardif (2002). As compreensões parciais construídas evidenciaram que o estágio curricular supervisionado incorpora a mobilização de múltiplos conhecimentos da formação docente, permitindo assim que o aluno-mestre se aproprie de habilidades e competências indispensáveis à dinâmica educativa.
PALAVRAS-CHAVE: Formação Inicial. Estágio Supervisionado. Saberes Docentes.