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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA GLORIA DUARTE FERRO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA GLORIA DUARTE FERRO SILVA
DATA: 25/02/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: POLITICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA ATUAÇÃO DO PARFOR NO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Educação Básica. PARFOR. Ciclo de Políticas. Análise de Discurso Crítica.
PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

O estudo tem como objetivo geral compreender a atuação do Parfor no estado Piauí a partir da análise dos discursos emergentes dos textos propositivos da política e das representações discursivas de egressas do curso de Pedagogia da UFPI e, de modo especifico: a) Verificar as principais influências (globais, nacionais e locais) propagadas na produção do discurso da política; b) averiguar a perspectiva de formação e o perfil de professor emergentes dos textos propositivos da política; c) Apreender os sentidos atribuídos por egressos às experiências formativas vividas no curso de Pedagogia; d) Analisar os impactos e as contribuições do Parfor na ressignificação da prática docente de egressos do curso de Pedagogia; e) Verificar as potencialidades, limites e desafios na atuação do Parfor. Defendo a tese de que a formação inicial de professores da educação básica realizada no Parfor contribui para a ressignificação da prática docente a partir do movimento de articulação entre teoria e prática, ainda que tenha feição de um programa especial. Parto do pressuposto de que a formação de professores é instrumento potencializador da mudança educativa e que a formação inicial constitui-se em momento basilar, ainda que não seja o único, para o exercício da profissão docente. A partir desse entendimento, a pesquisa busca responder ao seguinte problema: como o discurso pedagógico emergente dos textos propositivos da política (Parfor) é interpretado e atuado por egressas do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI, no sentido da ressignificação da prática docente? Utilizo um referencial teórico-metodológico multireferenciado que articula a Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) de Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994), a teoria da atuação de políticas de Ball; Maguire e Braun (2016), abordagens que possibilitam o estudo da política educacional sob uma perspectiva crítica por meio da análise dos seus contextos relacionais, e a Análise do Discurso Crítica (ADC) de vertente faircloughiana (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2016), que vem se constituindo como referencial analítico promissor para a pesquisa educacional, porque permite analisar as relações entre a linguagem e políticas educacionais numa perspectiva crítica e interdisciplinar. O aporte teórico para as discussões sobre formação inicial está alicerçado nos estudos de autores como Day (2001, 2004); Dubar (2003); Flores (2014); Formosinho (2009); Goodson (2008, 2013); Garcia (1999); Young (2010); Marcelo (2009); Nóvoa (1995); Pimenta (2012); Tardif (2014), dentre outros, além de documentos oficiais que regulamentam a formação de professores em serviço no âmbito do Parfor. As colaboradoras da pesquisa foram dez egressas do curso de Pedagogia das turmas que foram ofertadas em Teresina, e os dados foram coletados através de análise documental e da entrevista reflexiva. Os resultados evidenciam que as experiências de formação vivenciadas pelas professoras possibilitam a ressignificação da prática docente, a partir do movimento de articulação entre teoria e prática, de forma personalizada em práticas singulares.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA - UERJ
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA LIMA - UFMA
Notícia cadastrada em: 20/02/2019 16:21
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