A presente Tese tem como objeto de estudo as práticas lúdicas no ensino primário do Piauí e pretende trazer à tona que o Movimento da Escola Nova ocorrido no Brasil, passou a adotar como recurso pedagógico o lúdico, para despertar o interesse pela aprendizagem infantil. Desse modo, surge o problema de pesquisa: Como eram descritas as práticas lúdicas no Ensino Primário do Piauí entre os anos de 1932 a 1961? O recorte temporal é definido em 1932, com a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, intitulado “A reconstrução educacional no Brasil ao povo e ao governo”, e finaliza em 1961, período de aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 4.024, que se materializou através de influências ensejadas pelos ideais da Escola Nova. Definimos como objetivo geral: Entender de que maneira as práticas lúdicas foram desenvolvidas no Ensino Primário do Piauí entre 1932 a 1961. E como objetivos específicos: conhecer os jogos, as brincadeiras e recreações praticadas no espaço escolar da educação primária piauiense; ressaltar as atividades lúdicas evidenciadas através das Memórias de ex alunos (as), do ensino primário no Piauí; identificar as práticas lúdicas desenvolvidas através da disciplina Educação Física no ensino primário no Piauí, no período que compreende esse estudo. Se fundamenta na Nova História Cultural, em autores como Burke (1992; 2008); Chartier (1990; 2017); Le Goff (1990), Lopes; Galvão (2001) e Pesavento (2005), tem como metodologia a História Oral temática e a entrevista como técnica, com base em Freitas (2006) e Thompson (2002). Entrevistamos sete ex-alunos do Ensino Primário do Piauí, definidos pelo critério do recorte temporal. Na análise das entrevistas temos como suporte Guerra (2014) e nos Estudos de Memória em Souza (2000); Halbwachs (1990); e Nora (1993). Usamos também periódicos do Arquivo Público de Teresina e diários de Classe, do Instituto de Educação Antonino Freire. O desfecho desta Tese considera que apesar das propostas pedagógicas de inclusão das atividades lúdicas pela legislação educacional e ampla divulgação dos novos ideais educativos da Escola Nova, estas não teriam conseguido terreno amplo pelos entraves cotidianos, que perpassavam não apenas pela mudança de postura docente, mas também pelas condições materiais das escolas.