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Banca de DEFESA: JOSÉ FERREIRA DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ FERREIRA DA SILVA JÚNIOR
DATA: 27/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: Os efeitos do Programa Valorização do Mérito na atuação em sala de aula do professor da educação infantil da Semec
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Meritocracia. Política Educacional.
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO:

As políticas de remuneração meritocrática na educação vêm ganhando cada vez mais destaque, ao longo dos anos, nos sistemas de ensino brasileiros. Este cenário tem gerado intensas discussões que se portam de formas divergentes, demonstrando argumentos favoráveis e contrários à sua efetivação. Em se tratando da educação infantil, o município de Teresina – PI implementou, em 2014, o Programa Valorização do Mérito que, com base nos resultados demonstrados, baseia-se em testes realizados em turmas do segundo período. De maneira específica, esta pesquisa buscou contextualizar a educação infantil no Brasil, considerando também a realidade de Teresina – PI e abordar a meritocracia no contexto das políticas de remuneração meritocrática, lançando mão de questionamentos que ratificam seu caráter complexo e polêmico e da realidade do Programa Valorização do Mérito. Para isso, apoiou-se em autores como Kuhlmann Jr (1998), Barbosa (2003), Pontual (2008), Stemmer (2007), dentre outros. Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Valorização do Mérito na atuação em sala de aula dos professores da educação infantil da SEMEC. Optou-se por realizar uma pesquisa aplicada, de levantamento de campo e de natureza quali-quantitativa. Para o processamento de dados, foram utilizados o questionário e entrevista como instrumentos. Quanto ao tratamento dos dados produzidos por meio questionário, os mesmos foram submetidos ao software Statistical Package for the Social Siences (SPSS), tabulados e analisados estatisticamente. Já os gerados pelas entrevistas, foram condicionados à análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Os resultados das análises demonstraram que há divergências em torno de diversos aspectos do Programa Valorização do Mérito, não existindo consenso por parte dos professores; que há predominância em rejeição quanto aos seus critérios; que há divergências quanto à sua análise geral por parte dos professores, com aprovações e ressalvas, e que o Programa necessita da participação maior dos próprios professores para fins de avaliação. Por outro lado, apontaram, também, que existe uma tendência para que a atuação em sala de aula seja modificada em razão do Programa, interferindo positivamente em fatores como responsabilidade, envolvimento, empolgação, parceria, aprendizagem, dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA LIMA - UFMA
Externo à Instituição - BETANIA LEITE RAMALHO - UFRN
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA DA SILVA FONTINELES - UESPI
Notícia cadastrada em: 07/06/2019 10:23
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