Este estudo tem como objeto a histótia e memória do Ginásio Picoense. Analisamos o processo de criação, a materialidade da instituição, bem como aspectos de organização e funcionamento dessa instituição entre 1950 e 1971, como o exame de admissão, a matrícula, o uniforme e o espaço destinado ao seu funcionamento. Trata-se de uma escola pública de ensino secundário ginasial, localizada na cidade de Picos, Estado do Piauí. O recorte temporal se justifica por levar em conta que a instituição foi criada por lei estadual em 1948, iniciando suas atividades em 1950, sendo a única instituição pública de ensino secundário da cidade até 1971; quando a lei 5692/71 extinguiu o exame de admissão e transformou todas as escolas do Piauí em unidades escolares. Mesmo o ginásio tendo sido criado pelo estado à instituição foi mantida pelo município até 1961. Entre 1950 e 1971 a escola possuiu quatro sedes: a primeira correspondeu ao edifício destinado ao Grupo Escolar Coelho Rodrigues, onde pela manhã aconteciam as aulas do grupo escolar, destinadas ao curso primário e a tarde aconteciam as aulas do ginásio, inicialmente com duas turmas: uma masculina e uma feminina. Na realização da investigação operacionalizou-se com referenciais teóricos e metodológicos da Nova História Cultural, tomando como base as categorias conceituais propostas por: Magalhães (1999, 2004); Souza (2000); Frago (2005, 2007), Escolano (2017), Julia (2001), Valente (2001), Graça (2002); Silva (2017), Lopes (2011,2017); Sousa (2005), Souza (2007). Para realização do estudo utilizou-se como fontes: autobiografias; fontes hemerográficas; fotografias, documentos do escriturário escolar, objetos da escola e fontes orais. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa e historiográfica. Como resultado parcial do estudo foi possível identificar que a criação do ginásio esteve ligada a ação das elites locais por meio de disputas políticas, de acordos que possibilitaram a criação de uma instituição de ensino secundário em Picos, ao mesmo tempo em que foi possível identificar que alguns aspectos que fizeram parte de sua organização como o ingresso por meio do exame de admissão, foi um processo caracterizado por grande concorrência e seletividade, a matrícula possuía exigências, que iam desde a saúde mental e física do aluno ao recolhimento de taxa, com relação espaços reservados ao seu funcionamento pôde-se perceber uma mudança constante.