RESUMO:
A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de constituição de significados e sentidos de educadores quilombolas sobre práticas educativas afirmativas. Para atender esse objetivo, estabeleceu-se como objetivos específicos: a) conhecer os motivos que levam os educadores a realizarem práticas educativas afirmativas em comunidades quilombolas; b) conhecer as condições objetivas e subjetivas que determinam as práticas educativas desenvolvidas nas comunidades quilombolas; c) apreender a significação da prática educativa afirmativa da cultura quilombola. Partindo da concepção de que as atividades humanas são sempre significadas e, que, são as significações que revelam as mediações sociais e históricas pelas quais o homem e a realidade se constituem dialeticamente, a pesquisa orientou-se pelos fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica, sobretudo pelas ideias de Vigostski ( 2009, 2004 e 200) e seus seguidores. A discussão sobre práticas educativas afirmativas foi ancorada nas ideias de Paulo Freire (1987 e 2009). A pesquisa contou com a participação de 02 ( dois) educadores sociais, responsáveis por planejamento, organização e realização das práticas educativas afirmativas realizadas em comunidades quilombolas localizadas nos municípios maranhenses: Codó e Matões. Os dados empíricos foram produzidos entre 2017 e 2018 por meio da observação participante e da entrevista narrativa. Para análise dos dados utilizou-se a proposta metodológica de Núcleos de Significação, elaborada por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados da pesquisa indicam que o processo de constituição das significações das práticas educativas afirmativas produzidas pelos educadores foi mediado pelas histórias de vida dos participantes, pela luta em defesa da terra e da afirmação de suas identidades e, sobretudo, pelo fortalecimento da sua cultura como necessidade de garantir sua existência.