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Banca de DEFESA: JOSELIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 05/08/2019
HORA: 08:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS AFIRMATIVAS PRODUZIDAS POR EDUCADORES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS
PALAVRAS-CHAVES: Prática educativa afirmativa. Cultura quilombola. Significados e sentidos.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

RESUMO: 

A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de constituição de significados e sentidos de educadores quilombolas sobre práticas educativas afirmativas. Para atender esse objetivo, estabeleceu-se como objetivos específicos: a) conhecer os motivos que levam os educadores a realizarem práticas educativas afirmativas em comunidades quilombolas; b) conhecer as condições objetivas e subjetivas que determinam as práticas educativas desenvolvidas nas comunidades quilombolas; c) apreender a significação da prática educativa afirmativa da cultura quilombola. Partindo da concepção de que as atividades humanas são sempre significadas e, que, são as significações que revelam as mediações sociais e históricas pelas quais o homem e a realidade se constituem dialeticamente, a pesquisa orientou-se pelos fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica, sobretudo pelas ideias de Vigostski ( 2009, 2004 e 200) e seus seguidores. A discussão sobre práticas educativas afirmativas foi ancorada nas ideias de Paulo Freire (1987 e 2009). A pesquisa contou com a participação de 02 ( dois) educadores sociais, responsáveis por planejamento, organização e realização das práticas educativas afirmativas realizadas em  comunidades quilombolas localizadas nos municípios maranhenses: Codó e Matões.  Os dados empíricos foram produzidos entre 2017 e 2018 por meio da observação participante e da entrevista narrativa. Para análise dos dados utilizou-se a proposta metodológica de Núcleos de Significação, elaborada por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados da pesquisa indicam que o processo de constituição das significações das práticas educativas afirmativas produzidas pelos educadores foi mediado pelas histórias de vida dos participantes, pela luta em defesa da terra e da afirmação de suas identidades e, sobretudo, pelo fortalecimento da sua cultura como necessidade de garantir sua existência.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo à Instituição - NEUTON ALVES DE ARAUJO - UESPI
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 19/07/2019 13:02
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