O objetivo geral desta pesquisa é investigar as contribuições das práticas de leitura e da escrita em Ciências Naturais para o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, pretendemos: a) Contextualizar o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) Compreender como ocorre o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental; c) Conhecer as práticas de leitura e escrita em Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino Fundamental e; d) Identificar aspectos da leitura e da escrita em Ciência Naturais que contribuem com o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: Quais as contribuições das práticas de leitura e escrita em Ciências Naturais para o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para discutir os aspectos teóricos dessa pesquisa, recorremos a autores como Soares (2003), Fourez (1994), Hurd (1998) e Lorenzetti (2001), que define Alfabetização Científica como a capacidade de o indivíduo ler, compreender e expressar opiniões sobre assuntos que envolvam a Ciência. Os aspectos metodológicos foram elaborados com base em autores como Triviños (1992), Silva e Meneses (2001) e Ludik e André (1986). Consiste em uma pesquisa qualitativa narrativa. Utilizaremos a entrevista narrativa e o questionário misto, respectivamente como técnica e instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa serão seis professores licenciados em Pedagogia, com mais três anos de experiência e que ministrem aulas de Ciências Naturais vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Os dados serão analisados com base na análise de conteúdos de Bardin (2016).