A produção de conhecimento acerca da diversidade na prática docente na educação infantil tem revelado maior visibilidade e profundidade no contexto do trabalho científico ao colocar no centro da discussão a prática docente requerida para fazer face à realidade do fenômeno educativo: intermediação pedagógica do cuidar e educar, considerando a diversidade em suas múltiplas dimensões e relações no âmbito da sala de aula na educação infantil. Diante desse cenário reflexivo discursivo, esta investigação delineia como objeto de estudo: a prática docente desenvolvida na educação infantil na consideração da diversidade inerente ao contexto da sala de aula nesse nível de ensino e dispõe como questão-problema: que práticas docentes são desenvolvidas na sala de aula da educação infantil tendo em vista a diversidade inerente a esse contexto? Registra como objetivo geral: analisar práticas docentes desenvolvidas na sala de aula da educação infantil tendo em vista a diversidade inerente a esse contexto; E, como objetivos específicos, define os seguintes: compreender as concepções de professores da educação infantil acerca da diversidade no contexto de sua prática docente; identificar a organização da mediação pedagógica considerando a diversidade que permeia a sala de aula na educação infantil; descrever a prática docente na educação infantil no que se refere à diversidade na sala de aula. Sua discussão fundamenta-se teoricamente nas ideias de Angotti (2012), Ariés (1986), Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011), Didonet (2012), Franco (2012), Kramer (2005), Kurlmann Jr. (2001), Oliveira (2010), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa narrativa, apoiada em Souza e Passeggi (2011), Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2012) e outros que empregam o método auto (biográfico). Focaliza, nesse sentido, narrativas de vida de sete professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil em Teresina-PI, empregando como dispositivos para a produção de dados: a Roda de Conversa, na perspectiva de Warschauer (2004) e Moura e Lima (2014); a Carta Pedagógica considerando as orientações de Freire (2014) e Camini (2012); e a Observação na ótica de Viana (2007) e Gil (2008), como mecanismos que viabilizam a compreensão/entendimento do objeto pesquisado e a rememoração da história de vida (pessoal e profissional) das narradoras, descrevendo suas concepções sobre diversidade e prática docente na educação infantil. Os dados foram analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (2016). Entre outros indicativos, apresenta como principais conclusões: a necessidade de o professor revelar-se conhecedor, em seus saberes e fazeres, do entendimento da lógica infantil e da infância, que precisam ser consideradas, analisadas e intermediadas em suas múltiplas possibilidades de ser, tendo em vista o cuidar e o educar no contexto da sala de aula na educação infantil; as questões que envolvem a diversidade necessitam serem debatidas na formação docente e em sala de aula com mais frequência, planejamento e intensidade, de modo a potencializar o exercício de práticas docentes para as diversidades.