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Banca de DEFESA: SORAYA OKA LOBO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA OKA LOBO
DATA: 16/10/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Ciências da Educação-CCE/UFPI
TÍTULO:

OS DESAFIOS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o Ser e o Fazer do Professor-Tutor à Distância


 


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Pedagógica. Desafios. Professor-Tutor. Educação a Distância. 


PÁGINAS: 195
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os desafios da/na prática pedagógica dos professores-tutores a distância na educação profissional e tecnológica do CAF/UFPI integrante da Rede e-Tec Brasil. O objetivo geral de investigá-los reflete como os mesmos interferem na relação do Ser e do seu Fazer da/na sua prática pedagógica na educação à distância. A justificativa deste estudo centra-se nas experiências docentes e no trabalho inerente à coordenação no ensino presencial, bem como através de vivências que nos inquietaram, principalmente, como coordenadora de tutores na EaD. A relevância desse estudo se destaca no intuito de saber os desafios e, a partir dele, promover estudos e discussões para melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica, principalmente, nesta modalidade à distância. Para tanto, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, pudemos contar com diversos estudos. Na EaD, utilizamos os estudos de Preti (2005), Mattar (2011), Coll e Monereo (2010) e Silva (2003, 2011). Na metodologia nos apoiamos em Bauer e Gaskell (2000), Bogdan e Biklen (1994), Bertaux (2010, dentre outros. Nas práticas pedagógicas, nos apoiamos em Perrenoud (1993, 1997, 2000), Charlot (2009), Behrens (2005), Sacristán; Pérez-Gómez (1998) e outros. Trata-se, de um estudo de natureza qualitativa, contemplando os aspectos da pesquisa narrativa. Assim para chegarmos aos dados, utilizamos as técnicas da entrevista narrativa e da Observação Analítica do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para analisarmos os dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, sugerido por Bardin (1977), que possibilitou a partir dos dados a organização em 03 (três) EIXOS, os quais foram: EIXO 1: As Funções do Professor-Tutor a Distância - (O SABER SER); EIXO 2: Caracterização da Prática Pedagógica dos Professores-tutores a distância (O SABER FAZER), se refere às ações (comportamentos) de como os professores-tutores a distância atuam no modelo híbrido; EIXO 3: Desafios da/na Prática Pedagógica dos Professores-tutores a Distância, se refere aos desafios da e na prática pedagógica desses professores-tutores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica do CAF/UFPI integrante da Rede e-Tec Brasil, satisfazendo, assim, o objeto de estudo desta pesquisa. Tanto o Eixo 1, quanto o Eixo 2 nos levou a 04 (quatro) categorias: Pedagógica, Social, Gerencial e Suporte Técnico. Enquanto que no Eixo 3, nos levou a 05 (quatro) categorias: não linearidade, planejamento, conteúdo, didática e escrita. Os resultados do estudo constataram as funções criadas por Berge (1995); mas que ao mesmo tempo vão de encontro com os desafios do Ser e do Fazer do saberes necessários a se trabalhar na EaD, especialmente no momento online. Constatamos que, a partir das análises das falas dos interlocutores, que os desafios da/na prática pedagógica dos professores-tutores a distância são enfrentados não somente por eles que estão à frente do processo, mas sim por toda a equipe CAF/UFPI integrante da Rede e-Tec/ Brasil, a fim (re)construir-se e delinear-se novas práticas e vice-versa como um processo de melhoria na qualidade do ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - MARIA ELISABETTE BRISOLA BRITO PRADO - UNIBAN
Notícia cadastrada em: 04/10/2012 10:00
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