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Banca de DEFESA: NELSON SOARES DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NELSON SOARES DA SILVA JUNIOR
DATA: 21/06/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reunião do Colégio Técnico de Floriano
TÍTULO:

Prática Pedagógica do professor de Biologia: desafios da docência no ensino profissionalizante


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Pedagógica. Docência. Ensino Profissionalizante


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O exercício do magistério em qualquer nível traz muitos desafios, que necessitam por parte dos docentes uma série de saberes e fazeres construídos através de estudos, pesquisas e experiências do cotidiano da sala de aula utilizados no exercício de sua função.No ensino profissionalizante, a ação docente exige ainda mais do professor por conta das especificidades, tais como a integração das disciplinas de formação geral com as da área técnica, considerada um dos pilares desse tipo de formação. Considerando o exposto, compreendemos que a pesquisa indica possibilidades de construção de saberes para ser professor de Biologia no âmbito das atividades docentes no ensino profissionalizante. Assim, o estudo tem como objetivo geral investigar os desafios que emergem da prática pedagógica do professor de Biologia dos cursos profissionalizantes dos Colégios Técnicos vinculados a UFPI. O estudo desenvolveu-se através da pesquisa qualitativa. Para a produção dos dados utiliza-se o questionário e a entrevista semiestruturada. O campo do estudo envolve três Colégios Técnicos vinculados a UFPI, ou seja, os Colégios Agrícolas de Teresina, de Floriano e de Bom Jesus. Os interlocutores do estudo foram 05 (cinco) professores de Biologia, que atuam em cursos técnicos na modalidade profissionalizante. Entre outros autores, foram utilizados como referencial teórico as produções de Benjamin (1993), Brito (2007), Catani (1997), Clandinin e Connelly (2000), Mendes (2007), Oliveira (2007), Severino (2003, 2007), Souza (2006). Os dados da pesquisa revelaram que a sala de aula é um contexto que legitima, consolida e oportuniza reflexões sobre o saber e o saber fazer dos professores que atuam nos cursos profissionalizantes e que suas práticas pedagógicas constituem locus de aprendizagens docentes significativas nos processos de redimensionamento da sua ação docente, bem como requerem um trabalho compartilhado com atitudes críticas e reflexivas. Os resultados da investigação, sem a pretensão de generalizar, contribuem para releituras e análises das práticas pedagógicas dos professores de Biologia que atuam nos Cursos Profissionalizantes. Para a caracterização articulada dessa prática, identificam-se várias formas de produção e manifestações: a inovação curricular, a experiência profissional docente, a reflexão crítica sobre a prática e a improvisação nas situações contingenciais da prática pedagógica do dia a dia da sala de aula. Do ponto de vista dos professores de Biologia, interlocutores do estudo, os saberes produzidos por meio da experiência profissional são fundamentais ao exercício da profissão, por estarem articulados às exigências e aos desafios do trabalho docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Notícia cadastrada em: 22/05/2013 14:53
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