Este trabalho consiste no estudo acerca do fenômeno “Apropriação e objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio”, tendo como objetivo primário analisar o processo apropriação-objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio e objetivos secundários: 1) analisar significações produzidas pelo professor sobre a atividade pedagógica no Ensino Médio; 2) apreender situações de ensino-aprendizagem que evidenciam apropriação e objetivação dos conteúdos escolares pelos estudantes; 3) analisar significações produzidas pelos estudantes sobre os conteúdos escolares. Ressalta-se que a pesquisa é de natureza crítica, orientada pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, por sua vez, fundamentam-se nas leis, princípios e categorias do Materialismo Histórico Dialético. Em função de tal método da investigação, optou-se por realizar pesquisa-formação como propõe Longarezi (2013), tendo em vista que este tipo de pesquisa instiga os interlocutores a refletirem criticamente sobre sua atividade em contexto de colaboração. O campo da pesquisa é uma escola filantrópica que atende crianças e adolescentes da periferia da cidade de Teresina-PI. Participaram da pesquisa como interlocutores 01 professor e uma turma de alunos da 1ª série do Ensino Médio da referida escola. Para produção das informações optou-se por instrumentos e procedimentos metodológicos coerentes com os objetivos propostos: questionário on-line, questionário descritivo, entrevista, observação participante. Os resultados alcançados com a pesquisa revelaram que a educação escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno quando possibilita a apropriação de qualidades humanas mais desenvolvidas, ou seja, quando esse aluno se apropria de conhecimentos que ampliam suas relações com o mundo, como assevera Vigotski (2018). A investigação também evidenciou que o modo como os alunos se apropriam dos conteúdos favorece esse desenvolvimento e que a objetivação destes pode ajudar os professores a encontrarem melhores alternativas metodológicas a serem desenvolvidas em sala de aula. As análises realizadas contribuíram para a compreensão de que determinadas práticas educativas, como a que foi vivenciada pelos (as) estudantes durante a pesquisa, têm se constituído em encontros alegres que contribuem para que os estudantes se apropriem dos conteúdos mediados por motivos particulares impulsionadores da atividade de estudo, qualidade que potencializa os estudantes a objetivarem novas funções psicológicas. Esses resultados explicitam que a qualidade da atividade pedagógica cria as condições para a qualidade das objetivações dos estudantes.