Esse relatório de dissertação teve o objetivo de investigar as significações produzidas por professores de matemática na formação mediada pela proposta teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino. A escolha dessa temática foi influenciada pelas experiências da pesquisadora durante a formação acadêmica e a atuação como professora de matemática da Educação Básica. Está fundamentado nos pressupostos teóricos do Materialismo Histórico Dialético, de Marx e da Psicologia Histórico-Cultural, de Vigotski e, ainda, na Teoria da Atividade de Leontiev. A pesquisa empírica aconteceu como desdobramento do Projeto de Extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio Histórica (NEPSH), intitulado “Universidade e Escola: um diálogo necessário à constituição do professor pesquisador”, que está sendo desenvolvido na Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR). Os colaboradores foram os professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Os instrumentos de produção das informações foram as entrevistas narrativas, as cartas reflexivas, bem como as reflexões feitas pelos professores nos encontros formativos e registradas em vídeo-gravações. Como dispositivo analítico: a proposta dos Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella (2013). Os resultados revelaram zonas de sentidos que nos auxiliaram na compreensão das significações produzidas pelos professores de Matemática sobre o processo formativo que vivenciaram e as possibilidades de mudança no ensino de matemática mediado pela Atividade Orientadora de Ensino.