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Banca de QUALIFICAÇÃO: LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA: 10/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: sala de defesa do PPGED
TÍTULO: A formação reflexiva do professor de Matemática: uma proposta de desenvolvimento do pensamento estatístico
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professor de Matemática. Pensamento Estatístico.Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.Professor Reflexivo.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Conhecimentos estatísticos e probabilísticos se fazem necessários para que o cidadão possa avaliar de forma crítica as informações que o rodeiam, por esta razão eles foram inseridos na Educação Básica brasileira dentro do currículo da Matemática. Esses conteúdos necessitam ser vinculados à experimentação para que o aluno desenvolva as cinco categorias de formação do pensamento estatístico. Porém, os cursos de formação inicial de professores de Matemática ainda não contemplam em seus currículos tal formação. Nesse contexto, estudos realizados no âmbito do NIPEEPP, núcleo vinculado ao Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí surge uma proposta de intervenção nesta realidade, por meio da oferta de um curso de formação que fomentasse, simultaneamente, o desenvolvimento do profissional reflexivo, do pensamento estatístico e do conhecimento pedagógico do conteúdo nos professores de Matemática. E nesta perspectiva surge o problema de pesquisa:  como a formação estatística, prática e reflexiva do professor de Matemática do Ensino Médio recebida no curso influencia em sua ação pedagógica?  De modo geral, a investigação proposta analisa como a formação do pensamento estatístico do professor de Matemática do Ensino Médio recebida no curso influencia em sua ação pedagógica fundamentando-se em Schön(2000), Shulman (1986, 1987), Wild e Pfannkuch (1999), entre outros.  Especificamente, caracteriza o perfil de formação dos professores de Matemática; identifica as contribuições da formação estatística reflexiva para a aprendizagem do conhecimento pedagógico do conteúdo específico e para o desenvolvimento do pensamento estatístico dos professores; descreve a ação do professor no desenvolvimento do pensamento estatístico do seu aluno durante a ação pedagógica do professor no uso de oficinas, assim como a aprendizagem dos alunos. Os sujeitos são professores de Matemática no Ensino Médio da rede pública de Teresina/PI. Essa pesquisa tem natureza qualitativa de intervenção do tipo pesquisa-ação (BARBIER, 2002; MINAYO, 2002). A produção dos dados decorre da entrevista coletiva, da observação participante e de grupo de discussão. A organização dos dados seguiu os passos definidos por Bardin (2016), Guerra (2006), através da análise de conteúdo e a interpretação ancorou-se na hermenêutica de Gadamer (1998, 2002). Os resultados obtidos indicam que a participação do professor no curso de formação oportunizou por um lado o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo Probabilidade e Estatística, do pensamento estatístico, e, por outro lado, possibilitou a formação do profissional reflexivo, autônomo, implicando em uma atuação docente que leva seus alunos a aprender através da prática experimental. A investigação, portanto, traz elementos que aprofundam a discussão sobre a formação estatística reflexiva do professor de Matemática e do desenvolvimento do pensamento estatístico de forma pragmática fornecendo novos elementos para o campo da epistemologia 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo ao Programa - 423599 - JOAO XAVIER DA CRUZ NETO
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE
Externo à Instituição - Ronaldo Campelo da Costa - IFPI
Notícia cadastrada em: 20/02/2020 16:25
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