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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIA MARIA DE SOUSA LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIA MARIA DE SOUSA LEAL
DATA: 30/10/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Vídeo CCE/UFPI
TÍTULO:

SABER ENSINAR LÍNGUA MATERNA: VIVÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professor. Vivências da prática pedagógica. Pesquisa narrativa. Saber ensinar.


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo refere-se à pesquisa que se realiza junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGEd, e tem como título “Saber ensinar língua materna: vivências da prática pedagógica no ensino médio”. Atualmente a formação de professores se destaca como tema de discussão no cenário educacional, um fator determinante para este acontecimento são as demandas que emergem da sociedade, que exige professor crítico e criativo. Neste contexto, a prática pedagógica tem merecido especial atenção, visto que constitui espaço de construção do saber ensinar. Esta pesquisa foi desenvolvida com participação de professores de ensino médio da rede pública estadual de Teresina-Pi, e tem como objeto de estudo a construção do processo de saber ensinar língua materna na vivência da prática pedagógica no ensino médio.  A motivação para investigar o saber ensinar língua materna no ensino médio nos meandros da prática pedagógica, reflete inquietações profissionais e pessoais, com o ensinar e o aprender língua portuguesa, o que gerou as seguintes indagações: Qual o perfil profissional dos professores de língua materna? Como se dá a prática pedagógica dos professores de língua materna? Que fatores concorrem para a consolidação do processo de saber ensinar língua materna no ensino médio? Para buscar respostas a esses questionamentos estabeleceu-se como objetivo geral investigar a construção do processo de saber ensinar língua materna na vivência da prática pedagógica no ensino médio, e especificamente o que se segue: traçar o perfil profissional dos professores de língua materna, caracterizar a prática pedagógica dos professores de língua materna, analisar os fatores que concorrem para a consolidação do processo de saber ensinar língua materna no ensino médio. Para concretizar este intento, recorreu-se aos estudos de Schön (2000), Zeichner (1993), Imbernón (2010), Woods (1999), dentre outros.  Para efetivação da pesquisa utilizou-se narrativas segundo o paradigma biográfico história de vida como princípio teórico-metodológico de base, conforme Nóvoa e Finger (2010), dentre outros. A opção pelas histórias de vida justifica-se, na forma de sua natureza narrativa e retrospectiva e, assim, fornecerem um melhor e mais aprofundado conhecimento sobre os processos formativos dos professores, sobre o contexto da prática pedagógica na articulação, com as demandas do ser professor de um dado grau de ensino, bem como sobre a construção docente e do saber ensinar. Para tanto, utilizou-se instrumentos de pesquisa, quais sejam: questionário e memorial de formação e a técnica entrevista autobiográfica. Para efeito de análise delineou-se categorias, sendo analisados com base em Bardin (1977), com o emprego de teoria análise de conteúdo. Este estudo revela que os professores de língua materna, constroem o processo de saber ensinar durante o percurso da formação inicial e continuada, associada aos saberes concernentes ao pleno exercício docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - BÁRBARA OLIMPIA RAMOS DE MELO - UFC
Notícia cadastrada em: 09/10/2012 14:50
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