Como um quesito nas investigações no campo da formação de professores, os estudos da aprendizagem docente contribuem na compreensão das condições para a aprendizagem produzindo conhecimentos nas práticas pedagógicas e refletindo as mudanças necessárias na aprendizagem dos estudantes, no ensino e na formação de professores. Implicada nesse contexto, a prática pedagógica da licenciatura em Ciências Biológicas, por se constituir processo formativo de professores, pode influenciar a aprendizagem docente de formadores de professores no ensino superior. A aprendizagem docente de formadores de professores é objeto de investigação nesta produção acadêmica, que se constitui por uma hermenêutica de si como experiência investigativa e formativa. O estudo tem o seguinte problema de pesquisa: Que vivências na prática pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas promovem experiências de aprendizagem docente de formadores de professores? O objetivo geral é investigar a aprendizagem docente de formadores de professores que atuam na prática pedagógica de formação em curso de licenciatura em Ciências Biológicas. São objetivos específicos: a) identificar os espaços de aprendizagens docente constituídos na prática pedagógica; b) compreender as influências da prática pedagógica na licenciatura em Ciências Biológicas para a produção de aprendizagem docente de formadores de professores; c) analisar o que aprendem sobre o ensinar e ser professor formador no processo formativo de licenciandos. Observando as contribuições teóricas de Nóvoa (1992b), Garcia (1999), Pacheco e Flores (1999), Marcelo e Vaillant (2012), Day (2001), Marcelo (1998, 2002), dentre outros, com os quais empreendemos a análise e compreensão do objeto de estudo. A pesquisa empírica foi na modalidade investigação-formação, por meio do método autobiográfico e da pesquisa biográfico-narrativa, com uso de entrevista narrativa e ateliê biográfico de projeto como técnicas de produção de dados. Os colaboradores são 9 (nove) formadores de professores que atuam na prática pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas em Campus do IFPI em Teresina. A partir da proposta de Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), para a análise do conteúdo das narrativas, quatro dimensões categorias foram organizadas para a compreensão da aprendizagem docente de formadores: 1) Formação como espaço de aprendizagem docente dos formadores; 2) Experiência de aprendizagem docente na prática pedagógica da licenciatura; 3) A reflexão sobre o conteúdo da aprendizagem docente; 4) a narrativa biográfico-educativa como experiência reflexiva de integração de formadores. As conclusões deste estudo apontam que a aprendizagem docente se produz em vivências cotidianas na prática pedagógica da licenciatura em Ciências Biológicas, sendo influenciada pela formação, experiência e reflexão dos formadores ao atuarem como agentes na formação de professores. A tese central foi confirmada: a prática pedagógica da licenciatura em Ciências Biológicas influencia a aprendizagem docente dos formadores, ao integrá-los aos processos de formação de professores, pela reflexão sobre a prática e aceitação da necessidade de aprendizagem permanente.