Esta pesquisa tem como objeto as implicações da formação inicial e o início de carreira docente. Parte do seguinte problema de pesquisa: Quais as implicações da formação inicial para o início de carreira de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O pressuposto é de que a formação inicial contribui para a inserção do professor na carreira quando desenvolve ao longo desse processo espaços de diálogo teoria-prática e vice-versa, articula ensino-pesquisa-extensão e consolida no campo do Estágio a aprendizagem e a socialização dos conhecimentos, propiciando, no decorrer de sua prática, refletir sobre o fazer docente. Diante da questão e do pressuposto, estabelece como objetivo geral: compreender as implicações da formação inicial para o início de carreira de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E tem como objetivos específicos: descrever o processo formativo dos(as) professores(as) egressos(as) de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-UFPI e sua(s) relação(ões) com a prática docente; identificar como se deu a inserção dos(as) professores(as) iniciantes na docência e os conhecimentos que subsidiam seu exercício profissional; e analisar as interações entre professores(as) iniciantes e professores(as) experientes no início de carreira docente. Defende a tese de que a formação inicial de professores contribui para o início de carreira à medida que favorece as condições reais para o crescimento acadêmico e profissional do futuro professor, sendo necessária, também, a sua implicação com a formação de maneira específica em que ele se implique consigo, com o outro e com o início de sua carreira docente. Este trabalho fundamenta-se em García (1999), Macedo (2010), que tratam sobre as implicações da formação inicial de professores; e García (1999), Huberman (2007), Tardif e Raymond (2000) que discutem o início de carreira docente. Esta pesquisa adota a perspectiva Etnometodológica entendida como teoria do social. Para a produção e a análise dos dados, utiliza-se os procedimentos da observação participante, diário de campo e o dispositivo da entrevista narrativa. Os dados apontaram que as professoras licenciadas se envolveram de algum modo com o curso de Pedagogia ou através das disciplinas, ou dos estágios, ou de atividades complementares. A pesquisa revelou ainda que as professoras, ao iniciarem suas atividades de sala de aula, vivenciaram o sentimento de solidão e muitos desafios no exercício profissional e buscaram superá-los mediante a mobilização de conhecimentos construídos em processo inicial de formação e do próprio conhecimento edificado ao longo da profissão, recorrendo também ao apoio de professores mais experientes. Portanto, a tese ratifica que a formação inicial é uma etapa importante e fundamental para o crescimento acadêmico e profissional do futuro professor, sendo imprescindível ao longo desse processo que o sujeito em formação se implique com todo seu percurso formativo.