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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ANGELICA PIAUILINO DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ANGELICA PIAUILINO DA CRUZ
DATA: 18/06/2013
HORA: 15:00
LOCAL: sala 04/PPGED
TÍTULO:

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR PROFESSORES A CERCA DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS MIGRANTES E NATIVOS NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE BOM JESUS-PI


PALAVRAS-CHAVES:

Representações Sociais; Imigração; Multiculturalismo; Migrantes, Nativos e Professor


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho teve como objetivo investigar as Representações Sociais partilhadas por professores acerca da interação entre alunos migrantes e nativos no Colégio Agrícola de Bom Jesus-PI. Para contextualizar o objeto de estudo, procedeu-se uma  análise da história da imigração no Brasil e particularmente na cidade de Bom Jesus-PI, além do conhecimento sobre o Multiculturalismo que discute sobre as diferenças de valores, de costumes e de crenças existentes entre indivíduos diferentes entre si. O estudo utilizou como referência a teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1998), a qual forneceu os elementos necessários para compreender o que representam os professores acerca do objeto de estudo: os alunos migrantes e nativos do Colégio Agrícola de Bom Jesus-PI. Dessa forma, buscou-se conhecer as Representações Sociais que esses professores constroem e partilham  acerca da interação entre os alunos migrantes e nativos do Colégio Agrícola de Bom Jesus. O estudo partiu do presuposto de que essas representações orientam os sujeitos em suas práticas em sala de aula. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo por meio da técnica de análise categorial, conforme Bardim (2011). Os resultados demonstram que os professores elaboram e partilham representações a respeito dos alunos migrantes. O conjunto dessas representações os leva a tomar determinadas atitudes em suas estratégias de ensino. Através dessas representações, foi possível perceber que os professores representam os migrantes como possuidores de capitais cultural, social e econômico elevado. Tais representações exercem um grande poder em relação às atitudes dos professores que procuram trabalhar de forma mais estruturada para poder acompanhar as necessidades desse novo grupo de alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo ao Programa - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Notícia cadastrada em: 13/06/2013 08:36
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