O processo de desenvolvimento profissional docente em Matemática é o tema desta pesquisa/estudo, que remete para o seguinte problema de pesquisa: Quais os determinantes do desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na educação básica, como contributo para a aprendizagem da docência? O presente estudo tem como objetivo geral investigar o desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na Educação Básica a partir dos determinantes da prática docente. Como objetivos específicos temos: a) Descrever o perfil dos professores de Matemática da Educação Básica colaboradores da pesquisa; b) Analisar os processos formativos de aprendizagem dos professores de Matemática que atuam na Educação Básica e suas implicações com o desenvolvimento profissional; c) Evidenciar os elementos potencializadores, determinantes do desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na Educação Básica e que refletem na aprendizagem da docência; d) Compreender como a prática docente de professores de Matemática que atuam na Educação Básica favorece investimentos no desenvolvimento profissional. Diante das experiências e vivências que nos envolveram na dinâmica da docência na área de Matemática, norteamos os percursos desta pesquisa. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional de docentes em Matemática está interligado com a prática docente. A construção do referencial teórico tem fundamentação em D’Ambrosio (1998), Day (1999), Imbernón (2005), Marcelo García (1999), Ponte e Serrazina (1998), Sacristan (1995), Nóvoa (2002) - em estudos voltados ao desenvolvimento profissional. Do mesmo modo, Fiorentini (2010); Gil-Pérez (1999); Nóvoa (1999); Gauthier, Tardif e Leassard (2001); Nacarato (2005) - em abordagens acerca do processo formativo. Como também em Souza (2009), Franco (2012), Fiorentini e Crecci (2013), Lorenzato (2006) e Huberman (1995) - sobre a prática docente. A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza narrativa e como instrumentos/técnicas de produção de dados foram utilizadas as cartas pedagógicas, a entrevista narrativa, além de questionário misto. Os colaboradores do estudo são seis professores de Matemática que atuam na Educação Básica em escolas da Rede Estadual de Ensino, lotados na jurisdição da Vigésima Diretoria de Educação. Com o propósito de compreendermos o processo de desenvolvimento profissional desses professores na área de Matemática na Educação Básica, interpretamos os resultados a partir dos instrumentos em que foram interpretados e analisados diante do que é preconizado por Bardin (2006), em categorias de análise, por consistir na explicação e sistematização do conteúdo das mensagens e da expressão desse conteúdo. O entendimento construído, a partir das contribuições apresentadas pelos colaboradores em cada etapa das análises, nos remeteu a compreensões de que o desenvolvimento profissional docente em Matemática, se constitui em contributos com a prática docente em diferentes contextos no processo de aprendizagem Matemática. Os resultados parciais preconizados até o presente momento revelam a compreensão de que o professor se desenvolve profissionalmente mediante o acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Assim se compreende como elementos que constituem o desenvolvimento profissional de professores de Matemática, no espaço indefinido de inúmeras possibilidades, de confrontos e análises de representações do conhecimento.