Este estudo em nível de mestrado e vinculado a linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí discute a perspectiva professor pesquisador, uma vez que ela envolve determinada compreensão acerca da profissão docente e tem orientado a formação de professores, sobretudo, os que atuam na Educação Básica. Esta pesquisa parte da seguinte problemática: Quais as significações presentes nas pesquisas acerca do professor pesquisador? Tem como objetivo geral investigar as significações presentes nas pesquisas acerca do professor pesquisasdor. Como objetivos específicos busca-se: 1) Identificar a gênese e o desenvolvimento do professor pesquisador; 2) Analisar a significação de pesquisa presente na epistemologia que fundamenta a concepção de professor como pesquisador e nas pesquisas desenvolvidas; 3) Identificar as implicações do movimento professor pesquisador nos processos formativos de professores. Esta pesquisa se orienta teórico-metodologicamente no Materialismo Histórico Dialético e nos pressupostos da Psicologia Histórico Cultural. Realizou-se a busca das pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no banco de dados do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no banco de revistas/periódicos da Scielo. Destas buscas foram selecionados 12 trabalhos entre Dissertações, Teses e Artigos que tinham relação com o objetivo deste estudo. As pesquisas estão sendo analisadas a partir da proposta da Análise Textual Discursiva em Moraes (2003, 2011) seguindo as etapas da unitarização, categorização e captação do novo emergente conforme propõe o autor. A análise acerca das pesquisas realizadas até o momento nos indica que a perspectiva formativa que defende o professor como pesquisador tem se orientado epistemologicamente no paradigma do professor reflexivo e, nesse caso, tendo como apoio a epistemologia da prática para a condução do ensino.