O objetivo geral da pesquisa foi analisar a contribuição das metodologias inventivas elaboradas pelos graduandos/as do Curso de Pedagogia entre 2015-2017 sobre o tema-gerador da afrodescendência na escola, tendo em vista a implementação Lei 10.639/03. Os objetivos específicos foram descrever as metodologias inventivas elaboradas pelos referidos discentes entre 2015-2017 com o tema da afrodescendência na escola, identificar os problemas que propiciaram a elaboração das metodologias inventivas pelos discentes sobre Afrodescendência na escola e refletir sobre outros modos de educar proporcionados pelas metodologias inventivas sobre a temática tendo em vista a Lei 10.639/03. A pesquisa foi embasada em: Adad e Silva (2013); Boakari (2015); Corazza (2013); Dias (2012); Freire (2011); Gauthier (2012); Gomes (2013); Brasil (2003); Noguera (2019); Petit (2015; 2009) dentre outros. A metodologia realizada acessou os arquivos da pesquisa desenvolvida em 2015-2017 do acervo do Núcleo de Estudos e Pesquisas “Educação, Gênero e Cidadania – NEPEGECI. Aquela pesquisa foi desenvolvida por meio do Círculo de Cultura Sociopoético (CCS) que é um híbrido que utiliza princípios do círculo de cultura freireano e da sociopoética, especialmente o corpo e arte na produção do conhecimento coletivo. Os resultados alcançados realçaram os problemas da inclusão da Afrodescendência na escola e mostraram ainda ser possível romper com os preconceitos e a exclusão. Os problemas identificados nas metodologias foram o trabalho individual e solitário do/a professor/a, indicando como enfrentamento o auto reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira na escola e a instituição da ética Ubuntu – prática educativa coletiva e comunitária, valorizando a luta coletiva no enfrentamento do racismo e da discriminação. O trabalho abordou, ainda, sobre a importância da elaboração de metodologias inventivas na sala de aula com o uso da imaginação e da criatividade no trato com as questões da afrodescendência na escola como proposta para implementar outros modos de educar como possibilidade de romper com o que impede a efetividade da Lei na escola.