A presente pesquisa se propõe, numa perspectiva histórica, a refletir sobre a circulação dos saberes musicais jazzísticos na cidade de Teresina, no recorte temporal de 1992 a 2002. Nesse sentido, abordam-se as viagens quem envolvem formação e formadores, os eventos culturais e as produções fonográficas em formato de CD’s (compact disk) dos músicos envolvidos com o jazz na capital do Estado do Piauí. Quanto ao alinhamento teórico, este estudo fundamenta-se nos conceitos da nova história cultural e as contribuições de Pierre Bourdieu, no viés da história da música com o aporte de Marcos Napolitano (2002), (2005) e (2015), quanto ao jazz e sua dimensão histórica mobiliza-se as ideias de Marília Giller (2013), além de Elias e Scotson (2000) que dão com as reflexões sobre às redes de sociabilidade. Quanto a metodologia, utiliza-se do entrelaçar de recursos da história oral – por meio das orientações de Verna Alberti (2008), e de Sampaio (2014) no trato com os documentos hemerográficos e iconográficos. No que cerne aos resultados, foi possível identificar que as viagens de formação se apresentaram como importantes momentos de ensino e aprendizagem dos que foram, dos que vieram, dos que estavam, além de permitir a criação de novas redes de sociabilidade para os sujeitos e para a cidade de Teresina. Acerca dos eventos, um dos principais aspectos a se destacar, é o fato de que a circulação dos saberes, está além da música, fortemente vinculado às redes de sociabilidade, tendo seus proponentes possibilidades de articulações políticas, e que as utilizaram no intuito de dar viabilidade e visibilidade às suas ações. E por fim, que a circulação dos saberes jazzísticos por intermédio das produções fonográficas em formato de CD’S deram-se principalmente em seus processos de concepção e gravação, oportunizando a internalização e a difusão de conhecimentos composicionais, de arranjo e de improvisação musical.