A pesquisa em tela intitulada “Significações sobre a atividade pedagógica transformadora produzidas em contexto de pesquisa-formação”, realizada em nível de mestrado, vincula-se ao projeto de pesquisa Práticas pedagógicas transformadoras em diferentes contextos educativos, inscrito na linha de pesquisa Formação humana e processos educativos do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa que tem como problema de investigação: como se constituem as significações produzidas pelos professores em contexto de pesquisa-formação acerca da atividade pedagógica transformadora na escola? Partindo desse problema, o objetivo geral é analisar as significações produzidas pelos professores em contexto de pesquisa-formação acerca da atividade pedagógica transformadora na escola, e como objetivos específicos: 1) desenvolver ações formativas que medeiem a produção de significações pelos professores sobre a atividade pedagógica transformadora; 2) analisar os elementos que medeiam a objetivação da atividade pedagógica transformadora; 3) Apreender os desafios enfrentados pelos professores na objetivação da atividade pedagógica transformadora. É uma investigação que se orienta pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Metodologicamente, trata-se de pesquisa formação, vinculada ao projeto de extensão realizado desde 2018 em parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana -NEPSH e uma escola filantrópica, situada em um bairro periférico da zona leste da cidade de Teresina/PI. Participam da pesquisa 17 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da referida escola. Em função do isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19 que ocasionou a suspensão das aulas presenciais em todo o Brasil, os dados foram produzidos por meio de oficinas pedagógicas e o memorial reflexivo por via remota com uso de plataformas digitais. Os resultados da pesquisa apontam para a pesquisa-formação como atividade mediadora da produção de significações dos professores acerca da atividade pedagógica transformadora. Os resultados revelam significações produzidas pelos professores acerca dos aspectos que medeiam e constituem esta atividade, que reverbera na transformação do seu pensar e sentir em relação a atividade pedagógica, podendo se estabelecer como possibilidade para que seu agir enquanto docente, esteja voltado para a realização de uma prática pedagógica transformadora.