A prática educativa merece uma análise criteriosa por se constituir atividade que materializa a educação em diferentes contextos e em diversos formatos: sistemática, formal ou informal. Em relação à prática educativa que se desenvolve no Ensino Superior aparece como instrumento para garantir a formação profissional dos estudantes, pautada em saberes fundamentais para a inserção cidadã. Diante desse entendimento, a pesquisa em questão está situada no campo de estudos relacionados ao Paradigma do pensamento do professor, na perspectiva de compreender os pensamentos docentes em torno de suas práticas educativas. Neste cenário, tem como personagem o professor iniciante, profissional que se encontra em uma fase significativa de construção da identidade docente e na constituição de sua docência. Define como tese que a prática educativa apresenta singularidades no que concerne à docência de professores iniciantes no ensino superior, tendo como suporte explicativo-compreensivo o paradigma do pensamento do professor, considerando as condições objetivas e subjetivas para o seu desenvolvimento. A temática de estudo está relacionada à linha de pesquisa Formação de professores e práticas da docência, apresentando a seguinte questão-problema: Como se configura o pensamento de professores em início de carreira, no desenvolvimento da prática educativa, na docência do ensino superior, considerando as condições objetivas e subjetivas? Apresenta como objetivo geral analisar o pensamento de professores em início de carreira no desenvolvimento da prática educativa, na docência do ensino superior, considerando as condições objetivas e subjetivas. Em decorrência, delineia os seguintes objetivos específicos: compreender o que pensam professores em início de carreira no desenvolvimento da prática educativa quanto à docência no ensino superior; caracterizar a prática educativa de professores em início de carreira quanto aos aspectos teóricos e metodológicos da docência no ensino superior; identificar os saberes e os fazeres de professores em início de carreira em relação à docência, no desenvolvimento da prática educativa no ensino superior; descrever, à luz do pensamento de professores em início de carreira, os cenários de ocorrências da docência no desenvolvimento da prática educativa no ensino superior. Seu embasamento teórico está referendado, na perspectiva do pensamento do professor em Januario (1996); Clark e Peterson (1986), Garcia (1987), entre outros. Em Pimenta e Anastasiou (2014), Tardif e Lessard (2008), Freire (1996), Franco (2012; 2016), Libâneo (2013), dialogamos com a prática educativa e a docência no ensino superior. No diálogo da perspectiva dos professores iniciantes utilizamos Gaeta e Masetto (2013), Nóvoa (2019), Tardif e Raymond (2000), Huberman (2000), Perrenoud (2002) e outros. Utiliza, como encaminhamento metodológico, discussões referendadas na investigação qualitativa, segundo o paradigma do pensamento do professor, empregando o método (auto)biográfico. Na perspectiva da técnica de produção de dados, define como procedimentos a entrevista narrativa e o diário reflexivo, conforme orientações de Appel (2005), Freitas e Medrado (2013). Conta com a participação de oito professores-colaboradores selecionados de acordo com os seguintes critérios: ter formação superior; ser professor do ensino superior; tempo de exercício profissional no ensino superior até sete anos de atuação; e ser professor iniciante no ensino superior. A análise interpretativa-compreensiva, conforme Souza (2004), mostra que o desenvolvimento da docência no ensino superior demarca saberes e fazeres da prática educativa, a exemplo a constituição da professoralidade no início da carreira. Mostra, ainda, que os docentes apresentam pensamentos sobre seus saberes e fazeres envolvidos na prática educativa nos primeiros anos da docência e acerca dos cenários para o desenvolvimento dessa prática no ensino superior, considerando o cotidiano de cada um, repensando suas ações, na perspectiva de mudança, estimulando a reflexão crítica.