O objetivo desse relatório é o de apresentar os resultados desenvolvidos em pesquisa de Mestrado, na qual se teve como problema: Quais as significações acerca do ensinar matemática dos professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental em contexto de formação contínua? Assim, o objetivo geral é: Investigar as significações sobre o ensino de matemática com destaque para as que são produzidas em contexto de formação. E de modo específico definimos os seguintes objetivos: a) Analisar a possibilidade de desenvolver a necessidade de formação; b) Desenvolver ações formativas que possibilitem o desenvolvimento dos sentidos de ensinar matemática; c) Reconhecer os sentidos desenvolvidos sobre o aprender e ensinar matemática por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo em tela está fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, especialmente, nas categorias: Significado e Sentido, Mediação e Historicidade, por entender que estas categorias possuem valor heurístico, ou seja, oferecem ao pesquisador a possibilidade de explicar as zonas que constituem o real. A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio da pesquisa formação alicerçada em alguns pressupostos da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2010; 2020), e nas ideias desenvolvidas por Longarezi e Silva (2008). A realização da pesquisa formação visava a um duplo propósito: colaborar no processo de formação dos professores participantes dessa pesquisa e produzir dados para análise e explicação do real. A pesquisa formação aqui está associada ao projeto de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana – NESPH. A pesquisa formação foi, então, realizada por meio de 5 encontros de formação. Embora o grupo de professores envolvidos no projeto de extensão seja em número de dezessete, para esta pesquisa selecionamos duas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados produzidos foram analisados por meio do procedimento denominado Núcleos de Significação, com base em Aguiar; Ozella (2006, 2013). Do processo de análise resultou três Núcleos de Significação: O processo de tornar-se professora mediada pelas condições de vida e processo de formação; Do ensino de matemática para resolver problemas da vida real ao ensino para apropriação dos conceitos matemáticos mediado pelas condições e dificuldades do processo ensino aprendizagem; A pesquisa formação mediando o vir a ser da professora que ensina matemática. Os núcleos de Significação sintetizam as zonas de sentido acerca do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a qual compreende que ensinar e aprender matemática envolve apropriação dos conceitos matemáticos.