SILVA, Dinalva Clara Monteiro dos Santos. Prática educativa na educação tecnológica e profissional: trazendo a lume a inclusão escolar. Tese (Doutorado em Educação). 2021. 180f. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 2021.
Resumo
A Educação Inclusiva (EI) foi reconhecida como diretriz educacional a partir dos anos 1990 e tem como princípio básico o acolhimento de todos os alunos na escola regular. Isso oportunizou maior acesso de pessoas público-alvo da educação especial (PAEE) aos diversos níveis e modalidades de ensino e, particularmente, à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Entretanto, se por um lado o ingresso foi garantido, por outro, as condições de permanência e de sucesso dos alunos nessas instituições de ensino, sob muitos aspectos, ainda representam um grande desafio. O presente estudo tomou como objeto de estudo a prática educativa na EPT em sua relação com a educação inclusiva. Parte do pressuposto de que a escolarização de alunos PAEE na EPT desafia professores a mudarem sua prática educativa para ensinar considerando as necessidades educacionais específicas desses alunos. Nesse sentido, focaliza a natureza dessas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Campus Teresina Central do IFPI, locus da pesquisa, contando para com a participação de seis colaboradores professores do campus. Como objetivo geral, o estudo pretendeu analisar as práticas educativas desenvolvidas por professores da EPT para atender necessidades educacionais de alunos PAEE. De forma mais específica, o estudo procurou identificar concepções de professores sobre a educação inclusiva e como estas impactam a prática educativa; compreender o que pensam os professores sobre inclusão escolar no contexto da Educação Profissional e Tecnológica/IFPI; conhecer o que subsidia a ação de professores experientes para ensinar alunos PAEE; descrever os desafios que a inclusão escolar traz para a prática educativa de professores da EPT/IFPI. O estudo foi desenvolvido utilizando a metodologia (auto)biográfica, a partir da pesquisa narrativa, considerando a necessidade de ouvir os professores a respeito da inclusão escolar de pessoas público-alvo da educação especial (PAEE) na EPT/IFPI. Para produção das narrativas, o estudo recorreu aos memoriais de formação e à entrevista narrativa. A investigação toma como lentes teóricos da prática educativa, estudiosos da Educação Inclusiva além de documentos oficiais, decretos e leis sobre a EPT. Os achados parciais revelam dentre outras coisas que os professores parecem desenvolver estratégias simples e baseadas em sua experiência para ensinar alunos PAE