News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA ASSUNÇÃO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA ASSUNÇÃO OLIVEIRA
DATA: 27/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: webconferência
TÍTULO: AS LUZES DO SABER: CULTURA ESCOLAR DO GINÁSIO JOSÉ NARCISO DA ROCHA FILHO (1961–1975)
PALAVRAS-CHAVES: Ginásio Piripiriense. Cultura Escolar. Cultura Material Escolar
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:
  • OpresentetrabalhoapresentaosresultadosdosestudossobreaculturaescolardoGinásio
    JoséNarcisodaRochaFilho,entreosanosde1961a1975,umestabelecimentodeensino
    secundárioginasiallocalizadonacidadedePiripiri–PI.Estainstituição,instaladapor
    iniciativa de particulares, contribuiu para o desenvolvimento da Educação de Piripirie marcou
    aHistóriaeaMemóriadacidadee,assimcomodaspessoasquefizerampartedainstituição,
    colaboradoresquepropiciaramainiciativa;docentesquecontribuíramcomolegado
    educacional,comosconhecimentossistematizadosedevaloressociais;alunosque
    vivenciaramtodooprocessodoensinosecundárioginasialemPiripiri.Aescolainiciouem
    umprédiocedidopelaprefeituracomnecessidadesdeadequaçõesmateriais,arquitetônicase
    derecursoshumanosparaoseupulsareducacional,nadécadade1960,períododeforte
    expansãodeginásiospeloEstadoe,ganhouumprédiopróprioem1967,umapromessaque
    foracumprida,apósserpropostanacerimôniadeoficializaçãodoestabelecimento,pelo
    governoestadualem1965.Orecortetemporaldoiníciodapesquisafoidefinidopeloanoda
    implantaçãodoestabelecimento,em4demarçode1961eapartirdasuaautorização
    condicionalpelaPortarian.263de11deabrilde1961,assinadapelodiretordoEnsino
    SecundáriodoMinistériodaEducaçãoeCultura,GildásioAmado.Eoanode1975,
    consideradomarcofinal,pelaentregadecertificadosdadécimasegundaturmadoGinásio
    JoséNarcisodaRochaFilho,conformeoLivrodeAtasdoEstabelecimentode1961a1975.
    Alémdepioneironainstruçãosecundáriaginasial,esseestabelecimentopassouportrês
    reformaseducacionais,comoaLeiOrgânicadoEnsinoSecundário,aprimeiraLeide
    DiretrizeseBasesdaEducaçãoeaReformaEducacionaln.5.692/1971,duranteorecorte
    temporalanalisado napesquisa.A partirdesseensaio, elencamososobjetivos dapesquisa,no
    qualaproposta centralé investigara culturaescolardoGinásioJoséNarcisodaRochaFilho,
    entreosanosde1961a1975eosobjetivosespecíficossão:(i)entenderocenáriosociale
    políticodacidadedePiripiri,noperíododeimplantaçãodoGinásioJoséNarcisodaRocha
    Filho,àcolaçãodegraudaúltimaturmadeensinoginasial;(ii)conhecerocotidianodo
    GinásioJoséNarcisodaRochaFilho,nosaspectosdefuncionamento,normativas,currículo,
    atividadesdesenvolvidaseossujeitosdainstituição(professores,alunos,funcionários),bem
    comoosconteúdos,aspráticasescolareseasfestividadesdesenvolvidas;(iii)identificara
    materialidadeescolardo GinásioPiripiriense paraacaracterizaçãodeseusprédios,suas
    mobílias,osutensílios,osfardamentos,osmateriaisdidáticoseosaparatospessoaisdos
    alunos.Logomaisapesquisaseconstituicomnaturezaqualitativahistóricaeutiliza-sedas
    seguintes fontes: a)bibliográficas, b) documentais,c)materiais, d) imagéticas,e) orais. Assim
    usaremos6conceitosprópriosdostrabalhosemHistóriadaEducaçãoequeirãonortearas
    análisesdestadissertação,comoInstituiçõesEscolares,CulturaEscolar,CulturaMaterial
    Escolar,NovaHistóriaCultural,HistóriaOraleMemóriae,paraessasconcepções,iremos
    basearnasideiasdeautorescomocomoNosellaeBuffa(2009),sobreinstituiçõesescolares;
    Julia(2001)porsuasanálisessobreaculturaescolar;ViñaoFrago(1995)eViñaoFragoe
    Escolano(1998)quesereferiramàmaterialidadedaescolacomoumdosaspectosaser
    investigadosqueintegramàculturaescolarnoâmbitodahistóriadaeducaçãodeinstituições
  • escolares.Barros(2005)e(2011)eBurke(2005)queconsideraramaNovaHistóriaCultural
    comoonovocampometodológicodohistoriador;CaleffeeMoreira(2008)eHolandae
    Meihy(2007)quedestacaramsobreaimportânciadaHistóriaOralparaaspesquisasem
    históriadaeducação;Bosi(2013)eLeGoff(1990)quefalaramsobreaperspectivahistórica,
    oseudiscurso,asuadefiniçãosocialmenteconstruída,alémdetrabalharemosconceitoseas
    significaçõesdememória.Alémdessesautores,utilizaremoscomobibliografiabase,Amado
    (1973),Romanelli(2001)eSouza(2008)voltadosàpesquisasobreoensinosecundário
    brasileiro,Reis(2017),Sousa(2005)eSousa(2019)pelosestudosacercadoensino
    secundárioeginasialnoterritóriopiauiense;Brito(1996)pelosestudosemhistóriada
    educaçãopiauiense;Oliveira(2019),pelainvestigaçãodaimplantaçãoeconsolidaçãodo
    Ginásio Piripiriense, nosanosde 1961a 1971;Andrade (2013),Mello (2001), Santana(1972)
    queproduziramacervossobreahistóriacidadeeeducaçãopiripiriense.Ressalvamosa
    relevânciadestetrabalho,poisomesmoproporcionacontribuiçõesparaahistoriografiada
    educaçãopiauiense,especialmenteàspesquisasarespeitodaHistóriadasInstituições
    Educativas.Alémdisso,favoreceapreservaçãodamemóriaeducativadeumaescolacom
    elevadaimportânciaparaacidadedePiripiri,poisfavoreceuoprogressoeducacionalda
    época,assimcomooestadodoPiauí,escolaque,naatualidade,emseus60anosde
    existência,mantêmeconstituiasuahistóriarelevantenocenárioeducacionalpiripiriense;
    paraoâmbitoacadêmico,éapresentadacomoaportebibliográficoparafuturasinvestigações
    sobre a história da educação municipal e estadual.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - ROSA FÁTIMA DE SOUZA CHALOBA - UNESP
Externo à Instituição - VIRGÍNIA PEREIRA DA SILVA DE ÁVILA - UPE
Notícia cadastrada em: 22/07/2021 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 20:26