INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONFLITOS NO COTIDIANO ESCOLAR
Formação Continuada. Informática na Educação. Inclusão Digital.
Esse texto apresenta o resultado de uma investigação sobre a “inclusão digital e formação de professores: desafios e conflitos no cotidiano escolar. Foi desenvolvida com a participação de professores do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral “Franklin Dória”, da rede estadual de ensino do Município de Bom Jesus-PI, que colaboraram com a pesquisa. O referencial teórico-metodológico está embasado na abordagem qualitativa do tipo descritiva. A opção pela pesquisa qualitativa se justifica por se tratar de uma forma de pesquisa que possibilita a interpretação de informações que retrata a perspectiva dos sujeitos da situação investigada. Apresenta como objeto de estudo situações que envolvem reflexão sobre a inclusão digital no contexto escolar. O interesse pela investigação partiu das necessidades sentida do pesquisador, como professor do curso técnico em informática de uma Escola de formação profissional da rede pública federal, o que deu origem a indagação: como as concepções dos professores sobre o uso de ferramentas de acesso as novas tecnologias no contexto escolar interfere na prática pedagógica? Define como objetivo geral analisar as concepções sobre práticas usuais da informática educativa na escola com vistas às implicações na prática pedagógica. Especificamente, identifica as concepções dos professores sobre inclusão digital, verifica como a informática educativa é utilizada na escola e sua correlação com a prática pedagógica e reflete os desafios enfrentados pelos professores quanto ao uso das novas tecnologias como ferramenta educativa. Fundamenta-se em Valente (1996; 1997; 1999), D'ambrósio (1989), Souza, (1999), Moraes (2000), Freire e Prado (2000), Damasceno (2006), Brito (2008), Gómez (2011), Franco, (2012) entre outros. Como procedimentos metodológicos a pesquisa utiliza o questionário, a entrevista semiestruturada e embasa-se em Gil (2002), André (2005), Yin (2005), Oliveira (2010), Richardson (2010), Weller; Pfaff (2010) e Bardin (2011). Para traçar o processo de organização, a análise e interpretação dos dados, fundamenta-se em Fairclough (2001), Orlandi (2005), Pêcheux (2008), Bardin (2011) e Oliveira (2010) e nos pressupostos da categorização e análise de discurso. Os resultados apontam a possibilidade da inclusão digital subsidiar a criação de situações de aprendizagem que venha a contribuir com a prática pedagógica do professor atuando como uma ferramenta a serviço de um projeto educacional inovador na contemporaneidade. É visível a necessidade de formação continuada permanente, conforme afirmaram os interlocutores desta pesquisa, condição apresentada como uma forma de subsidiar o professor, mudando suas concepções sobre o uso do computador e da mídia digital no contexto da sala de aula.