CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: autovalorização dos egressos.
Educação de Jovens e Adultos. Ensino Profissionalizante. Autovalorização dos Egressos.
Este trabalho consiste em investigação intitulada: “Formação técnica profissionalizante na modalidade Educação de Jovens e Adultos: autovalorização dos egressos”, desenvolvida com os egressos da primeira turma do Curso Técnico de Vigilância em Saúde integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA). O referencial-teórico está embasado na pesquisa qualitativa. A opção pela pesquisa qualitativa se justifica por ela valorizar hábitos, atitudes, opiniões se aplicando a proposta da investigação. Apresenta como objeto de estudo situações que envolvem reflexões sobre a formação técnica profissionalizante dos egressos. O interesse nesta temática decorre de preocupações da pesquisadora enquanto professora de cursos técnicos profissionalizantes, o que gerou a indagação; como a formação técnica profissionalizante ampliou a possibilidade de acesso dos egressos, a educação e ao trabalho, contribuindo para conquistas pessoal e profissional? Defini como objetivo geral: analisar a contribuição da formação técnica, para o crescimento pessoal e profissional dos egressos. De forma específica busca: delinear o perfil sócio demográfico dos egressos visando à compreensão do púbico potencial do curso; identificar as mudanças ocorridas na vida pessoal relacionadas com o processo de formação e avaliar as contribuições da formação técnica para as conquistas no campo profissional. Fundamenta-se em Haddad (2000), Cury (2002), Moura (2003, 2010),Vieira (2004), Di Pierro (2005, 2010), Freire (2009), entre outros autores. Como procedimento metodológico aplica questionário e utiliza a entrevista semiestruturada no grupo focal para coleta de dados. Traça o processo de organização, análise e interpretação dos dados, com base em Bogdan/Biklen (1994); Minayo (1995); Debus (1997); Cervo e Bervian (2002); Oliveira (2007); Barbour (2009) e Bardin (2009); e nos pressupostos da Análise de Discurso, proposta por Orlandi (2001; 2003); Yñiguez (2004), dentre outros. O resultado do trabalho revela que a formação técnica proporcionada aos estudantes contribui para sua autovalorização. Então, concluímos que atende as expectativas das pessoas jovens e adultas, aparentemente tão heterogêneo, mas ao mesmo tempo homogêneo no que se refere aos objetivos que almejam. No entanto, necessita de discussão aprofundada sobre a problemática evidenciada, considerando que se trata de uma proposta relativamente nova, a fim de subsidiar a consolidação de políticas públicas de inclusão para o setor.