O estudo apresenta uma pesquisa sobre a dimensão estruturante da prática educativa e os desafios do ensino da matemática, objeto de estudo investigado. Vincula-se à linha de pesquisa: Formação de professores e prática da docência do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa as narrativas e as concepções dos participantes e para ser desenvolvida contou com a participação da equipe gestora e de professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa, segundo as contribuições de Bertaux (2010), Cresweel (2014), Denzin e Lincoln (2016), Figueiredo e Lima (2020), Gil (2019), Silva (2017), Yin (2016), entre outros. O interesse por esse estudo vem a partir de uma percepção da Educação Matemática como parte da vida humana e que, os avanços no campo da formação do professor de matemática têm exigido o desenvolvimento constante de novas estratégias de ensino fundamentadas em saberes e conhecimentos que impõe aos processos formativos maiores desafios sobre a prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Essa inquietação deu origem à questão norteadora do estudo: Como o professor articula as dimensões estruturantes da prática educativa a matemática trabalhada nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem de seus alunos? Teve como objetivo geral: compreender as dimensões estruturantes da prática educativa para o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e como objetivos específicos: identificar as dimensões estruturantes da prática educativa, utilizadas para trabalhar a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; analisar como são exploradas as dimensões estruturantes da prática educativa na sala de aula e sua articulação com a aprendizagem dos alunos. Fundamenta-se teoricamente nas ideias de André e Luck (2020), Curi (2004), D’Ambrósio (1999,2001, 2012,), Danyluk (2002), Fiorentini (2020), Freire (1987, 1996), Franco (2008), Imbernón (2009), Marques (2020), Mendes (2013,2020), Melo e Urbanetz (2012), Mizukami (1986), Moura (2006), Muniz (2021), Nacarato e Passos (2018), Nóvoa (1989, 2001), Paro (2012), Sarmento (2017), Skovsmose (2014), Sousa (2015), Rios (2002,2015), Tardif e Lessard (2008;2011), Zabala (1998), entre outros. Para produção das informações os procedimentos metodológicos adotados foram coletar as informações através do questionário que foi aplicado aos 33 participantes da pesquisa das seis escolas municipais que são lócus desse estudo e deste universo 06 professores participaram da entrevista narrativa, sendo que a escolha foi opcional, tendo como critério pelo menos um professor de cada escola. Os dados foram organizados em categorias, segundo Bandin (2016) e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso fundamentada em Fiorin (2018), Orlandi (2020), Maingueneau (2015), dentre outros. Os resultados preliminares revelam que este estudo tem relevância social, podendo promover uma reflexão a partir de uma visão mais crítica e ampliada da educação matemática e das práticas educativas, onde o olhar se volta para o trabalho do professor em prol do ensino e da aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a fim de pensar e discutir as formas de ações coletivas para viabilizar as intervenções possíveis, considerando o contexto de investigação.