Sabores da Casa, Sabedorias de Terreiros: práticas educativas e construção de saberes num Terreiro de Teresina-Piauí
Educação. Produção de saberes. Umbanda.
As religiões de matriz africana continuam sendo instituições de ensino-aprendizagem para muitos afrodescendentes em diferentes lugares do Brasil. A cidade de Teresina também, tem as suas casas onde se praticam as religiões de origem africana. Deste modo, a pesquisadora deste estudo teve como objetivo desvelar e analisar os saberes produzidos em terreiros de Umbanda a partir de uma investigação no Terreiro de ILÊ OYÁ TADE de Teresina, PI. e, compreender as aprendizagens desenvolvidas nesta casa de orações, solidariedade e união. Com a colaboração de três filhas de santo e o pai de santo do terreiro em questão, informações foram acessadas através de entrevistas semi-estruturadas; outras informações vieram de documentos relativos à organização do Terreiro. As orientações de autores como Richardson e colaboradores (2009) foram utilizadas para fundamentar esta pesquisa qualitativa. Para apoiar nesta discussão foram utilizados, também, os seguintes autores Fernandes(2002), Thompson (1992), Freire e Faundez (1985), Boakari (2005), Munanga (2006), Gomes (2001) dentre outros. Neste texto, discutimos questões teórico-metodológicas da pesquisa e apresentamos os resultados do estudo mostrando que na umbanda todos os elementos que a compõe e as atividades desenvolvidas pelas/os seguidoras/ores são fontes de aprendizagem no tocante à disciplina, respeito para com os seres humanos e a natureza. Particularmente enfatizadas são a solidariedade, as vivencias de colaboração, continuidade da resistência histórica, a consolidação da cidadania e ainda o saber ouvir-escutar; uma espiritualidade ativa, prática e participativa.