O presente estudo em andamento coloca em baila a criação, implementação e o reconhecimento do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Nessa perspectiva, busca conhecer a mudança da Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música (curso polivalente) para o atual, que é específico. É teoricamente embasado na Nova História Cultural com as ideias de Burke (2008), Pesavento (2005) e Barros (2011). A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas na vertente da História Oral - Lodolini (1990), Alberti (2008) e Grazziotin e Almeida (2012) - com professores envolvidos que contribuíram na construção do Projeto Pedagógico de Curso- PPC de 2011 e sua atualização em 2014. Como resultado, ressalta-se que a licenciatura específica em Música foi implementada na UFPI visando atender as demandas das políticas educacionais oriundas do movimento Música na Escola. Como também, para que os discentes ingressantes nesta graduação pudessem se qualificar para o mercado de trabalho, com conhecimento pedagógico-musical mais profundo, sem a vastidão de todas as expressões da artísticas.