A Educação do Campo como política pública em nosso contexto é uma conquista recente dos movimentos sociais e da população campesina. Dentro desse modelo educativo, tem-se a Pedagogia da Alternância, visando uma prática educativa transformadora, que requer do educador a participação permanente em atividades de formação continuada. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição da formação continuada para a (re)significação da prática educativa dos professores que atuam na escola do campo. O objetivo geral é investigar as contribuições da formação continuada para a (re)significação da prática educativa do professor que atua na Escola Família Agrícola de Eliseu Martins - Piauí. Especificamente, o estudo objetiva: a) Resgatar aspectos históricos da Educação do Campo em Eliseu Martins; b) Compreender a Educação do Campo desenvolvida na EFAEM; c) Caracterizar a Pedagogia da Alternância; d) Identificar as necessidades formativas dos educadores da EFAEM; e d) Descrever as contribuições da formação continuada para a prática educativa na EFAM. Trata-se de uma pesquisa-ação numa perspectiva formativa, desenvolvida na Escola Família Agrícola de Eliseu Martins - Piauí, com 11 (onze) docentes. Para a produção dos dados deste estudo qualitativo foram utilizados a roda de conversa, o diário de campo do pesquisador e o diário de campo virtual. Os dados foram organizados a partir das categorias Educação do Campo e Formação Continuada de Professores, analisados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2016). Autores como Bogdan e Biklen (1994), Barbier (2002), Franco (2012), Gil (2007), Minayo (2016) e Thiollent (1998) dão sustentação ao referencial metodológico. A fundamentação teórica sobre a Educação do Campo está embasada em teóricos como: Fernandes e Molina (2004), Silva (2006), Caldart (2010), Arroyo (2011), Jesus (2011), Costa (2012), Molina (2014), Camacho (2014), Lima (2015), Silva (2016) e Bicalho (2018). A discussão teórica sobre a Formação Continuada de Professores está sustentada em Mendes Sobrinho (2006), Saviani (2005, 2009), Jesus (2011), Brasil (2015), Vighi (2015) e Costa (2016); e a Prática Educativa em Freire (1996, 2005), Guarnieri (2005) e Franco (2012). Sobre a Pedagogia da Alternância são referenciados autores como Zamberllan (2000), Calliari (2002), Jesus (2011), Gimonet (2007), Nosela (2012, 2019), Alves (2014), Benisio (2018) e Martins (2019). A pesquisa constatou que a Educação do Campo desenvolvida na Escola Família Agrícola de Eliseu Martins oferece um ensino que se diferencia das demais escolas da cidade, rompendo com o modelo hegemônico e descontextualizado, a partir de um ensino pensado e planejado para os filhos dos campesinos - com vistas ao fortalecimento do homem do campo, no campo e para o campo. No que se refere à formação continuada e prática educativa, o estudo constatou que são elementos importantes e indissociáveis, que não se desenvolvem de qualquer maneira, mas sim para que estas verdadeiramente aconteçam com vistas a desenvolver um perfil de professor crítico e reflexivo, é necessário criar condições favoráveis à construção de conhecimento e a produção de saberes. Evidencia-se que é importante em um processo formativo, a troca de experiência, o trabalho em equipe, considerando-se que os professores e professoras devem sentir-se e serem protagonistas desse momento, reinventando-se, criando e recriando sua própria prática a todo instante. Ademais, a formação continuada para educadores da escola do campo, proposta a partir da pesquisa-ação numa perspectiva formativa, contribuiu para o repensar de suas práticas com vistas a uma (re)significação desta. Mesmo com todos os desafios e adversidades encontradas neste percurso investigativo, esta contribuiu para a formação de educadores mais motivados e comprometidos com a transformação de uma educação pensada para a população campesina.