A presente pesquisa tem como objeto de estudo: a prática educativa desenvolvida
pelos professores que atuam nas Escolas de Tempo Integral (ETI), mais
especificamente os professores que atuam no seguimento educacional que atende
crianças do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental. Trata-se de
uma investigação realizada vinculada à linha de pesquisa Formação Humana e
Processos Educativo e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em
Educação e Formação Humana (NEPSH), Partimos do pressuposto de que a escola,
historicamente situada, na sociedade do capital encontra-se condicionada por esta e
tende a reproduzir em larga escala, por meio da ideologia dominante, a estrutura
social que naturaliza as posições ocupadas por cada indivíduo dentro desta
sociedade garantindo assim, a sua conservação. No entanto, compreendemos que
essa sociedade é contraditória, o que significa que condições que alienam o ser
humano, naturalizando a exploração do homem pelo homem, são situações limites
nas quais, também podem despertar os sujeitos históricos para criar possibilidades
de transformação. Isso porque, mesmo numa sociedade de classe, o poder
dominante não é absoluto, o que abre a possibilidade para a luta transformadora dos
subalternos. Tendo em vista a dialética da conservação/transformação que medeia o
processo educativo elegemos a seguinte questão problema: Quais as contradições
da prática educativa do professor que atua na ETI da rede municipal de ensino de
Teresina-PI? O objetivo principal é analisar as contradições que medeiam a prática
educativa do professor da ETI da rede municipal de ensino de Teresina-PI. Para
tanto, faz-se necessário a organização de algumas etapas que se traduzem em
objetivos específicos, a saber: a) conhecer a prática educativa do professor que atua
na ETI; b) Apreender as determinações que constituem a prática educativa do
professor da ETI; e c) Analisar as significações dos professores da ETI acerca da
educação integral. Utilizamos como técnica e/ou instrumentos de produção de dados
entrevista reflexivas e como procedimento de análise faremos uso dos núcleos de
significação. O estudo nos evidenciou que a educação desenvolvida nas escolas de
tempo integral encontra desafios que vão desde a estruturação dos espaços, que
são inapropriados, à necessidade de material pedagógico, carência de formação
continuada para os professores que atenda as especificidades da ETI e a
precarização do trabalho docente. Quanto às significações produzidas pelos
professores acerca da EI, os significados sociais e os sentidos pessoais evidencia
que elas ora se alternam, ora coexiste e, às vezes oscilam entre o assistencialismo,
a integralidade entre as disciplinas escolares e, ainda, uma compreensão de
formação do aluno como um todo.