Depois da aprovação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva
Inclusiva, em 2008, dados oficiais confirmam o aumento expressivo, e progressivo de
estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) matriculados em escolas de
ensino regular. As ações e pesquisas que, ao longo dos anos, vêm sendo desenvolvidas,
para que a inclusão ocorra de forma efetiva no contexto escolar, apontam a importância
do investimento em práticas inclusivas, formação continuadas, políticas públicas
voltadas para esse segmento da população, conscientização e envolvimento da
comunidade escolar, de modo a assegurar a participação ativa e o aprendizado de todos.
O presente projeto de pesquisa de Mestrado está vinculado à Linha de Pesquisa
Educação, Diversidade/Diferença e Inclusão do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI e tem por objetivo investigar o
Ensino Colaborativo, como estratégia de inclusão escolar, em escola da rede privada. O
trabalho é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Como instrumentos de coleta
de dados serão utilizados diário de campo, roteiro de entrevista semiestruturada a ser
realizada com os participantes e roteiro de observação. Os dados serão analisados a
partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2015) e Franco (2005). O estudo será
realizado com duas professoras que trabalham em uma classe regular da Educação
Infantil no ensino privado.